Duelo de picapes: Nova Ford Maverick encara a Fiat Toro?
Veja os atributos da Ford Maverick e Fiat Toro e confira se o atual lançamento tem condições de concorrer com a atual líder do mercado.
Lançada de forma oficial ontem, 16 de fevereiro, a Ford Maverick chega para integrar o segmento de picapes médias, onde a atual líder da categoria é a Fiat Toro. Será que o modelo da montadora norte-americana tem condições de encarar o modelo da marca italiana? Confira!
Nova Ford Maverick encara a líder da categoria Fiat Toro?
Lançada ontem, 16 de fevereiro, a Ford Maverick é a nova aposta da montadora para o mercado nacional. A picape média é lançada em versão única, a Lariat FX4 de R$ 239.990. Dessa forma, o Garagem360 compara os principais atributos do modelo com a versão topo de linha da líder da categoria, a Fiat Toro Ranch, que tem preço inicial de R$ 207.390. Vale investir mais de R$ 30 mil para levar a Maverick para casa?
Ford Maverick e Fiat Toro: comparativo de motorização, potência e desempenho
No caso do modelo de lançamento, ele tem embaixo do capô o motor turbo EcoBoost 2.0 de 253 cv, e 38,7 kgf,m de torque, que acelera de 0 a 100 km/h na casa de 7 segundos, e tem velocidade máxima de 175 km/h limitada eletronicamente. Aliado ao motor, está a transmissão automática de oito velocidades.
Nesse caso, são cinco modos de condução: Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte, que ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso.
No quesito economia de combustível o modelo faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. O sistema start-stop e a grade dianteira ativa contribuem para a sua eficiência categoria A do Inmetro.
Já no caso da Fiat Toro topo de linha, ela conta com o motor turbo diesel de 170 cv de potência e 35,7 kgf,m de torque. Nesse caso, o de 0 a 100 km/h é feito em 11,9 segundos e a velocidade máxima é de R$ 193,5 km/h. Aliado ao motor, está a transmissão automática de nove velocidades.
Sobre os dados de consumo, no ciclo urbano, a picape italiana faz 10,1 km/l e na estrada 12,6 km/l.
Ou seja, a Fiat ainda entrega maior velocidade máxima e melhor dados de consumo. Porém, a Maverick larga na frente quando o assunto é melhor desempenho de 0 a 100 km/h.
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Capacidades e dimensões também devem ser levadas em consideração
A Ford Maverick tem 5,07 metros de comprimento, 1,74 metros de altura e 1,84 metros de largura. Já o entre-eixos é de 3,07 metros. Além disso, a picape tem capacidade de carga de 617 kg e caçamba com capacidade volumétrica de 943 litros.
A Maverick já vem com pré-instalação para reboque, com chicote elétrico, ancoragem própria e capacidade para 499 kg. Para utilizá-lo, basta adquirir o kit de engate com ponteira metálica e chicote ABNT de sete pinos, disponível como acessório.
Já a Fiat Toro Ranch tem comprimento de 4,94 metros, largura de 1,85 metros e altura de 1,67 metros. O entre-eixos é de 2,98 metros. O que faz com que a Maverick seja maior em comprimento, altura e entregue maior conforto interno graças ao maior entre-eixos.
Nesse caso, a capacidade de carga é bem maior do que a da Maverick: 1.010 kg. No entanto a carga máxima rebocável é um pouco menor, de 400 kg.
Os atributos de cada picape
Ford Maverick
No interior, a Ford Maverick Lariat entrega bons itens de conforto e tecnologia, como o teclado para abertura da porta instalado na coluna B do veículo. Além de direção elétrica, ar-condicionado de dupla zona, acesso e partida sem chave, painel digital de 6,5”, para-brisa acústico, faróis de LED automáticos, sete airbags, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, controle de estabilidade e tração e câmera de ré.
Fiat Toro
Já a Toro conta com frenagem autônoma de emergência, comutação automática do farol, aviso de saída de faixa, faróis full led, cluster full digital de 7”, central multimídia de 10,1” e carregamento do smartphone por indução
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.