Acre abre inscrição para 2 mil vagas no Programa CNH Social 2022

Acre abre inscrição para 2 mil vagas no Programa CNH Social 2022. Veja prazos e regras para ter habilitação gratuita no Estado

Nesta terça-feira (15/02), o Governo do Estado do Acre publicou o edital das inscrições para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores, a CNH Social. Veja a seguir prazos e regras para participar.

Acre abre inscrição para 2 mil vagas no Programa CNH Social 2022

(Foto: Detran-SP)

CNH Social 2022 terá 2 mil vagas; inscrições começam nesta terça (15)

O programa tem como finalidade possibilitar o acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para acreanos de baixa renda. Serão 2 mil vagas em três modalidades:

  • Estudantil
  • Urbana
  • Rural
Acre abre inscrição para 2 mil vagas no Programa CNH Social 2022

(Foto: Pixabay)

CNH Social: Veja as inscrições no programa em todo o Brasil 

Como se inscrever para participar

Período de inscrição

As inscrições serão realizadas por meio do site do Detran – AC, a partir de hoje (terça-feira, 15/02) até o dia 06/03 março.

Regras

Vale ressaltar que para participar é preciso:

Estar cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) há, pelo menos, quatro meses

Ter idade igual ou superior a 18 anos

Saber ler e escrever

Veja as alterações que acontecerão na nova CNH 2022

(Foto: imagem ilustrativa)

Além disso, no momento de se inscrever, o candidato poderá concorrer a apenas uma categoria:

Habilitação gratuita nas categorias A ou B

Ou adição de categorias A ou B

Ou mudança da categoria B para a D

Saiba como agir em casos de suspeita de irregularidades na obtenção da CNH

Imagem ilustrativa

Distribuição do programa da CNH gratuita pelo Estado

Todos os municípios serão contemplados. 40% das vagas destinadas aos moradores da capital (Rio Branco) e 60% para os demais municípios. Além disso, do total, 5% das vagas serão designadas a pessoas com deficiência.

Os contemplados receberão isenção de taxas como inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico. A pessoa com deficiência (PCD) classificada dentro do número de vagas também será isenta de pagar pelo exame toxicológico e junta médica, exigidos para a categoria profissional.

Serão oferecidos, ainda, o curso teórico de legislação de trânsito, aulas práticas de direção, e até três retestes gratuitos, por meio de parcerias com os centros de formação de condutores (CFCs).

“O governo do Estado está investindo R$ 3 milhões em recursos próprios do Detran no Programa CNH Social, fazendo com que a receita do órgão retorne à população do estado por meio de inclusão e cidadania”, enfatiza a presidente do Detran – AC, Taynara Martins.

Veja como se inscrever no programa de CNH Social 2022

(Foto: Senatran)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA