Placas finais 3 e 4 têm até terça (15) para pagar cota única do IPVA em PE
Desconto no IPVA 2022: Pernambucanos têm até terça (15/02) para abatimento de 7%. Veja detalhes sobre o desconto e o imposto
Os motoristas de Pernambuco (PE) com veículos com placa final 3 e 4 têm até esta terça-feira (15/02) para fazer o pagamento do IPVA 2022 em cota única ou, então, para pagar a 1 ª parcela do imposto. Ressaltando que, neste estado, o pagamento em cota única dá 7% de desconto.
Como aproveitar o desconto no IPVA 2022 pagando a cota única
Para aproveitar o desconto, motoristas de Pernambuco com veículos placas finais 3 e 4 podem efetuar o pagamento até amanhã (15/02) com o boleto que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) enviou pelos correios. Ou, então, acessar o site do Detran e ter acesso a guia de pagamento. O desconto de 7% para a cota única é calculado automaticamente.
Parcelar em até 3 vezes
Enquanto isso, seguindo também a regra do algarismo do final da placa, os pernambucanos que optarem pelo parcelamento devem efetuar o pagamento da 1 ª parcela nesta terça (15/02) – isso para não ficar em débito com o IPVA. Já a 2 ª parcela vencerá no 15/03 e a terceira e última em 13/04. Os boletos para o parcelamento são obtidos da mesma forma que para o pagamento da taxa única.
Calendário IPVA 2022 para Pernambuco
Aproveite e fique por dentro: Tudo sobre o IPVA 2022
Imposto mais caro
Conforme já mencionamos desde o final de 2021, o IPVA 2022 ficou mais caro. Isso porque o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é calculado com base no preço que o veiculo possuía na tabela Fipe no mês de setembro do ano anterior. Ou seja, o IPVA de 2022 tem como base o preço que o carro tinha em setembro desse ano.
Anteriormente, a tendência era que com o passar do tempo, o imposto ficasse mais barato, já que a cada ano o veículo vai desvalorizando. No entanto, com o aquecimento do setor de seminovos, muito por causa da crise de semicondutores que cerca o setor de carros zero quilômetros, os carros usados estão valorizados, ou seja, mais caros.
Aproveite e Veja: CRLV Digital Como baixar e acessar emissão do licenciamento (CRLV-e)
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.