Placas finais 3 e 4 têm até terça (15) para pagar cota única do IPVA em PE

Desconto no IPVA 2022: Pernambucanos têm até terça (15/02) para abatimento de 7%. Veja detalhes sobre o desconto e o imposto

Os motoristas de Pernambuco (PE) com veículos com placa final 3 e 4 têm até esta terça-feira (15/02) para fazer o pagamento do IPVA 2022 em cota única ou, então, para pagar a 1 ª parcela do imposto. Ressaltando que, neste estado, o pagamento em cota única dá 7% de desconto.

Placas finais 3 e 4 têm até terça (15) para pagar cota única do IPVA em PE

(Foto: Pixabay)

Como aproveitar o desconto no IPVA 2022 pagando a cota única

Para aproveitar o desconto, motoristas de Pernambuco com veículos placas finais 3 e 4 podem efetuar o pagamento até amanhã (15/02) com o boleto que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) enviou pelos correios. Ou, então, acessar o site do Detran e ter acesso a guia de pagamento. O desconto de 7% para a cota única é calculado automaticamente.

Parcelar em até 3 vezes

Enquanto isso, seguindo também a regra do algarismo do final da placa, os pernambucanos que optarem pelo parcelamento devem efetuar o pagamento da 1 ª parcela nesta terça (15/02) – isso para não ficar em débito com o IPVA. Já a 2 ª parcela vencerá no 15/03 e a terceira e última em 13/04. Os boletos para o parcelamento são obtidos da mesma forma que para o pagamento da taxa única. 

Calendário IPVA 2022 para Pernambuco

Fonte: Detran – PE

Aproveite e fique por dentro: Tudo sobre o IPVA 2022

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 na região Sul

(Foto: Pixabay)

Imposto mais caro

Conforme já mencionamos desde o final de 2021, o IPVA 2022 ficou mais caro. Isso porque o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é calculado com base no preço que o veiculo possuía na tabela Fipe no mês de setembro do ano anterior. Ou seja, o IPVA de 2022 tem como base o preço que o carro tinha em setembro desse ano.

Anteriormente, a tendência era que com o passar do tempo, o imposto ficasse mais barato, já que a cada ano o veículo vai desvalorizando. No entanto, com o aquecimento do setor de seminovos, muito por causa da crise de semicondutores que cerca o setor de carros zero quilômetros, os carros usados estão valorizados, ou seja, mais caros.

Aproveite e Veja: CRLV Digital Como baixar e acessar emissão do licenciamento (CRLV-e)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA