Nova identidade digital conterá número da CNH e começará ser emitida em março

Nova identidade digital conterá número da CNH e começará ser emitida em março para servidores e em agosto cidadãos em geral.

O Documento Nacional de Identidade (DNI), na última terça-feira (08/02), implementou mais uma etapa da nova identidade digital, por meio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, a emissão do novo documento, que também contará com o número da CNH começará em março, no caso, para servidores da Justiça Eleitoral e de outros órgãos públicos. Na sequência, os brasileiros também terão acesso. Saiba mais a seguir!

Projeção da nova identificação digital / Via tudo celular

O que constará na Nova Identidade Digital, o Documento Nacional de Identidade (DNI)

O novo documento inclui registros como:

Título de eleitor;

Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social;

Certificado militar (para homens);

Documento de identidade profissional (se houver);

Carteira nacional de saúde;

NIS/PIS/Pasep;

Por fim, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O que constará na Nova Identidade Digital, o Documento Nacional de Identidade (DNI)

Imagem Ilustrativa

Conforme citado e divulgado pelo Tudo Celular, a emissão da nova identidade será feita a partir do próximo mês para servidores. Enquanto isso, cidadãos domiciliados em Minas Gerais, por exemplo terão acesso ao documento digital a partir do mês de agosto. Demais estados devem começar a emitir a Nova identidade digital ao longo do ano. A previsão que é de toda a população tenha o documento a partir do mês de fevereiro de 2023.

Como será feita a emissão do documento

(Foto: We Cel)

Como será feita a emissão do documento

  1. Para gerar o novo documento digital será necessário fazer por por meio de um aplicativo gratuito (disponível para smartphones e tablets nos sistemas operacionais Android e iOS) – respeitando as datas de liberação que ainda serão divulgadas ao público em geral.
  2. Em seguida à instalação do aplicativo do DNI, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando: CPF, nome, filiação, data de nascimento, endereço de e-mail, número do telefone. Além disso, cadastrar uma senha.

Assim, com o DNI os brasileiros terão acesso mais fácil a diversos serviços públicos. Também, a nova identidade digital auxiliará na identificação para concessão de benefícios e adesão a programas; além de embarques e desembarques em aeroportos. Devido a CNH ser inclusa no documento, os motoristas também poderão usar em alguns serviços do Detran e outras autarquias.

Vale ressaltar que o DNI faz parte do programa de Identificação Civil Nacional (ICN) e fora criado pela Lei n° 13.444/2017

Contran

(Foto: Melissa Mjoen/Unsplash.com)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA