IPVA 2022: motoristas de SP têm 5% de desconto pagando tributo neste mês
Em SP, os motoristas podem ganhar descontos de 5% no pagamento do IPVA 2022. Isso é válido para quem pagar a cota única ou parcelar o valor.
Conforme você, amigo leitor, vem acompanhando aqui no Garagem360, os motoristas do estado de São Paulo já podem realizar o pagamento do IPVA 2022. No estado, você pode parcelar em uma única parcela e parcelar o valor em cinco vezes. E você pode ganhar descontos de 5%. Isso é válido tanto para quem pagar a Cota Única durante este mês quanto para quem pagar o valor parcelado.
IPVA 2022: motoristas de SP têm 5% pagando tributo neste mês
Estes bônus fazem parte de um pacote de descontos da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo. Esta é uma segunda chance para quem pretende pagar o tributo de uma só vez e com desconto. Até o mês passado, era possível ganhar um desconto de 9%. Mas é importante respeitar os prazos de vencimento. Os donos de veículos com final de placa 1 terão que pagar até o dia 10 de fevereiro.
E assim vai até o dia 23, quando vence o prazo para proprietários de veículos com final de placa 0. Mas os motoristas do estado podem optar pelo pagamento parcelado. Ao todo são cinco parcelas. O vencimento para os veículos de final de placa 1 acontece no mesmo dia do vencimento da cota única. As parcelas vencem em fevereiro, março, abril, maio e junho. O calendário de pagamento do IPVA 2022 você confere logo abaixo.
E para fazer o pagamento do IPVA é bastante simples. Você precisa comparecer a um dos bancos credenciados. São eles: Bancoob, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Daycoval, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil, Rendimento, Safra e Santander. É possível realizar o pagamento no guichê, pelo internet banking e pelo aplicativo. Lembrando que você precisa estar com o número de Renavam em mãos. O pagamento também pode ser feito em lotéricas.
O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é bastante importante. De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, o não pagamento do tributo faz com que o contribuinte fique sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso. Além de juros de mora com base na Taxa Selic. Depois de 60 dias, este percentual da mlta fica fixada em 20% do valor do imposto.
Outras informações sobre o Imposto
O IPVA é apenas um dos tributos importantes que os motoristas precisam pagar. O valor é definido pela Secretária da Fazenda de cada estado. Normalmente, ela usa como base o valor venal do veículo usado e a alíquota estadual. No caso de São Paulo, as alíquotas são:
- Caminhões = 1,5%
- Ônibus e micro-ônibus = 2,0%
- Caminhonetes cabine-simples (com capacidade de até 3 passageiros) = 2,0%
- Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos = 2,0%
- Demais veículos (como automóveis de passeio) = 4%
Lembrando que existem algumas regras específicas para o carro 0km. O valor usado na hora de fazer o cálculo, por exemplo, é o valor do documento fiscal (a nota fiscal) do veículo. Além disso, o desconto será menor. Ele será de 3%. Isso quando ele o valor do tributo é pago até o quinto dia da emissão do documento fiscal. Neste caso, o parcelamento não tem desconto.
IPVA 2022 por estados: Confira aqui todos os calendários!
Por fim, é importante frisar que os proprietários de caminhões também começam a pagar o IPVA 2022 neste mês. No caso, estamos falando daqueles que escolheram pelo parcelamento. As outras quatro parcelas irão vencer em maio, julho, agosto e setembro. Um desconto de 5% está sendo oferecido. O mesmo acontece com quem pagar a cota única até abril.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.