Saiba como parcelar IPVA, multas e até débitos de veículos por meio de serviço online

Todos os anos, motoristas de todo o Brasil realizam o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento deste tributo é obrigatório. Por conta do aumento dos carros durante o ano de 2021, os brasileiros estão pagando um valor maior que o valor do que o ano passado. Mas, existem alternativas para mitigar os impactos deste aumento. O serviço de parcelamento da Webmotors é uma delas.

Lembrando que o IPVA é um dos principais impostos que os motoristas devem pagar. Normalmente, os prazos começam no começo do ano. Em uma pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights, 38% pessoas (de um total de 6 mil) disseram que realizaram o pagamento durante os primeiros dez dias em 2022. Enquanto isso, 35% delas escolheram parcelar o IPVA m até cinco vezes (o máximo permitido pelo Detran-SP).

IPVA
Foto: Pixabay.com

Saiba como parcelar IPVA, multas e até débitos de veículos

Os estados vem buscando incentivos deste tipo para driblar os aumentos do IPVA. Segundo a FIPE, o valor venal dos veículos cresceram 22,54% (em média). Lembrando que este valor de mercado é usado para calcular o tributo. O mesmo acontece com as alíquotas estaduais. Enquanto isso, no caso de carros novos, é usado o valor constado na nota fiscal.

Foto: Pixabay.com

Esta nova solução pode ser bastante útil. De acordo com a plataforma, os interessados podem usar esta nova solução para parcelar o IPVA 2022 em até 12 vezes no cartão de crédito. Mas não para por aí não. Esta parceria com a startup Zapay permite também que motoristas podem parcelar também outros debitos importantes ligados ao veículo. Estamos falando de multas e licenciamento.

“Sabemos que o começo do ano é marcado pelo pagamento de taxas e impostos. Por isso, buscamos oferecer uma solução que facilite a vida do nosso cliente, trazendo mais conforto e agilidade no pagamento de débitos relacionados ao seu veículo”, diz Cris Rother, CMO & Consumer Products da Webmotors, em comunicado.

E é bastante simples consultar os debitos do seu veículo. Primeiramente, você irá acessar o site da plataforma “Webmotors Zapay”. Logo na tela inicial da página estará dois campos em branco. Você terá que informar a placa do veículo e o seu e-mail. A empresa informa que em alguns casos, será necessário outros dados, como o estado de registro e o Renavam.

IPVA
Foto: Pixabay.com

Depois de selecionar os débitos, você escolherá o número de parcelas desejadas. A Webmotors diz que depois da transição ser aprovada, os débitos pagos seguirão para quitação no Detran. O prazo estimado do órgão para o valor dar baixa no sistema é de 12h a 48h.

Mais detalhes do tributo em SP

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

IPVA
Foto: Obi Onyeador/Unsplash.com

Vale lembrar que os prazos de vencimento do IPVA 2022 já estão valendo em vários estados do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, os motoristas já não podem mais pagar o imposto com desconto de 9%. Mesmo assim, ainda é possível conseguir um bônus de 5%. No caso, ele está valendo tanto para a cota única quanto para o pagamento parcelado. Como foi dito acima, ele pode ser pago em até cinco vezes.

Você pode ver o calendário de pagamento aqui. Você pode usar um dos bancos credenciados pelo Detran-SP para fazer este pagamento. O motorista pode comparecer a uma agência, usar o internet banking ou pagar pelo aplicativo. As casas lotéricas também estão recebendo o pagamento. Mora em outro estado? Veja os calendários do IPVA 2022 neste link.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar