Empresa cria solução para resolver problemas dos carros elétricos; entenda

Veja como uma empresa de baterias chinesa pretende resolver os problemas dos carros elétricos através de baterias compartilhadas.

A Caes desenvolveu uma solução de troca de baterias rápidas para resolver os problemas dos carros elétricos de baixa autonomia, entenda como funciona.

Modulo de bateria EVOGO: a solução para os problemas dos carros elétricos

O número de vendas dos carros elétricos cresceu muito no último ano. Segundo os dados da consultoria LMC Automotive, em 2021, a venda de carros elétricos aumentou para 4,5 milhões no mercado global, o que representa o triplo de participação no comparativo com 2019, ano anterior a pandemia, e 6,5% de participação do mercado geral em 2021.

Porém, mesmo com o maior desenvolvimento do setor, o mercado ainda tende a sofrer com um dos maiores problemas dos carros elétricos, que é a baixa autonomia dos conjuntos de baterias, ainda mais quando o condutor quer realizar longas viagens em locais onde o sistema de recarga é escasso.

Diante desse cenário, a CAES, subsidiária da maior empresa de baterias do mundo, apresenta no mercado o módulo de baterias intitulado de EVOGO. O mesmo chega como uma solução para o problema dos carros elétricos atuais: a autonomia.

O EVOGO será lançado em dez cidades como forma de teste. O novo sistema tem como principal foco a troca rápida dos blocos de bateria, dispensando a necessidade de carregamento dos veículos elétricos.

Segundo a CAES, os módulos de bateria devem ser vistos como um produto compartilhado, criando uma experiência totalmente nova para o mercado. Dessa forma, através da tecnologia desenvolvida, ao invés de carregar o sistema de bateria acoplado ao veículo, o proprietário pode simplesmente passar em uma estação de troca de módulos de baterias, e em apenas 60 segundos, contar com cerca de 200 km de autonomia.

Entenda como funciona o módulo de baterias para resolver o problema dos carros elétricos

As baterias se parecem com barras de chocolate podem ser a solução para os problemas dos carros elétricos (Foto: divulgação)

O sistema EVOGO usará as baterias Choco-SEB

Projetada para se parecer com uma barra de chocolate, a “Choco-SEB (swapping electric block)” é uma bateria produzida em massa especialmente desenvolvida para compartilhamento de baterias de veículos elétricos. Possui as vantagens da densidade de alta energia com tamanho pequeno, combinação flexível e design minimalista.

O modulo de bateria pode atingir uma densidade de energia de peso de mais de 160 Wh/kg e uma densidade de energia de volume de 325 Wh/L, permitindo que um único bloco forneça uma autonomia de 200 km . 

Segundo a fabricante, o Choco-SEB é compatível com 80% dos modelos globais de veículos baseados em plataforma BEV disponíveis no mercado e todos os modelos baseados em plataforma BEV a serem lançados nos próximos três anos globalmente.

O módulo de bateria Choco-SEB não possui peças em seu exterior, exceto os terminais positivo e negativo de alta tensão, o que aumenta significativamente a confiabilidade dos plugues e a segurança do dispositivo.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

A solução para os problemas dos carros elétricos: a estação de troca de baterias pode abrigar até 48 módulos

Com um espaço equivalente a três vagas de estacionamento, uma estação de troca de bateria EVOGO padrão pode abrigar até 48 Choco-SEBs e permite a troca de um único bloco de bateria em apenas um minuto, garantindo baterias totalmente carregadas para os clientes a qualquer momento sem uma longa espera.

 

Entenda como funciona o módulo de baterias para resolver o problema dos carros elétricos

Modelo de estação de troca de baterias EVOGO (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA