Retorno do Volkswagen e-Up na Europa, mas e no Brasil? Saiba aqui!
A versão 100% elétrica do Up! deve ser relançada. O retorno do Volkswagen e-UP signifca também a volta de um dos elétricos mais populares do continente
Você lembra do VW Up!? O sub-compacto da montadora alemã foi vendido por aqui entre 2014 e 2021. Na Europa, o modelo continua a venda e pode ter sua versão 100% elétrica relançada em breve. Quem disse isso foi um comunicado enviado a concessionários da montadora alemã. O retorno do Volkswagen e-UP signifca também a volta de um dos carros elétricos mais populares do continente.
A informação é da revista especializada Auto Motor und Sport. De acordo com eles, o modelo deve voltar a receber novas ecomendas após mais de um ano. Este retorno deve acontecer em fevereiro. O carro acabou tendo suas vendas suspensas nos últimos meses de 2020. No caso, a fabricante de Wolfsburg não conseguiu equilibrar a relação ente oferta e demanda.
Retorno do Volkswagen e-Up na Europa, mas e no Brasil? Saiba aqui!
Ou seja, o número de pedidos era maior que o de veículos produzidos. Até um tempo atrás, o modelo do Volkswagen e-Up, que foi lançado em 2013, tinha uma autonomia de 160 km (ciclo WLTP) e estava custando 20.375 euros . E suas vendas não cresciam. Mas elas começaram a crescer mais em novembro de 2019, quando pequeno carro passou por uma revisão e passou a custar 21.975 euros. Com os novos incentivos, ele passou custar 13.000 euros.
O Up! elétrico também ganhou mais autonomia. Agora, ele pode rodar 260 km com uma carga. E foi a partir daí que suas vendas cresceram. Mesmo sem receber novos pedidos, o carro ainda fez bastante sucesso ao longo de 2021. Não é toa que ele ficou na segunda posição do ranking de carros mais vendidos na Alemanha. O resultado de tudo isso? O modelo voltará a ser vendido.
Mas qual será o preço? De acordo com uma carta da montadora aos concessionários divulgada pela locadora de veículos elétricos NextMove no Youtube (canal NextNews), duas versões diferentes seriam vendidas neste retorno do Volkswagen e-Up . “Temos o prazer de informá-lo que em breve o e-Up! e o e-Up! Style Plus estarão disponíveis para encomendas”, diz o comuncado.
Dentre os equipamentos de série, destaque para as rodas de alumínio de 15 polegadas, o soquete de carregamento CCS, o cabo de carregamento de rede e o volante de couro multifuncional. Já o teto e os retrovisores exteriores pode vir na cor preto brilhante. A expecatitiva é que o e-Up! Style custe cerca de 26.500 euros . Seu principal concorrente hoje seria o pequeno Dacia Spring. Este é considerado o carro elétrico mais barato do continente.
Outros detalhes
Está esperando o retorno do Volkswagen e-Up!? Veja alguns detalhes dele aqui! O modelo que mede 3.600 mm de comprimento, 1.645 mm de largura e 1.492 mm de altura. Vale lembrar que o modelo europeu possui algumas diferenças para o modelo vendido por aqui até 2021. Sobre o capô está um motor elétrico que pode gerar uma potência máxima de 82 cv e um torque máximo de 21,4 kgfm.
h. O propulsor é alimentado por uma bateria de 32 kWh. Já o alcance é de 258 km. Lembrando que ele não dever vir ao Brasil. Por aqui, a marca pode lançar este ano a dupla da linha ID. (ID.3 e ID.4). No entanto, o e-Up! estará a venda no Uruguai.
Com informações de Auto Motor und Sport
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.