Em dúvida sobre vencimentos e novos prazos da CNH? Veja calendário!
Confira os novos prazos da CNH para ficar em dia com as leis de trânsito. Documentos vencidos até junho de 2020 devem renovar ainda esse mês.
O calendário de renovação da CNH já está ativo e o condutor que for pego circulando com o documento vencido pagará multa e levará sete pontos na CNH, segundo o CTB. Dessa forma, condira os novos prazos da CNH para estar de acordo com a lei.
Novos prazos da CNH: confira o calendário para ficar com o documento em dia
O Detran-SP em parceria com o Poupatempo do estado, está realizando um mutirão para atender os cidadãos que precisam renovar a CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. Ao todo, são 30 mil vagas oferecidas para a realização do serviço.
A retomada do calendário de vencimento das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), que havia sido suspenso durante o período mais crítico da pandemia. Dessa forma, os documentos vencidos entre maio e junho de 2020 devem ser renovados até dia 31 de janeiro deste ano.
Para garantir que os cidadãos possam regularizar a CNH antes do novo prazo de vencimento, o Poupatempo realizará, em todos os 100 postos do programa, um novo mutirão que acontece nos sábados deste mês.
“Vamos iniciar 2022 oferecendo o primeiro mutirão para renovação de CNH. E para garantir que os cidadãos consigam regularizar o documento a tempo, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, ampliou a grade de atendimento para esse serviço”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo. “Fica aqui nosso alerta aos motoristas: não deixem para a última hora, estejam atentos ao calendário de vencimento da sua habilitação” reforça.
Documento vencido entre maio e junho de 2020, devem regularizar a situação esse mês
Os condutores que estão com o documento vencido desde maio a junho de 2020, tem até o fim do mês de janeiro para regularizar a situação. Veja o cronograma abaixo para as renovações das CNH’s:
Período de vencimento e prazo máximo:
Maio e junho de 2020 – janeiro de 2022
Junho e agosto de 2020 – fevereiro de 2022
Setembro e outubro de 2020 – março de 2022
Novembro e dezembro de 2020 – abril de 2022
Janeiro e fevereiro de 2021 – maio de 2022
Março e abril de 2021 – junho de 2022
Maio e junho de 2021 – julho de 2022
Julho e agosto de 2021 – agosto de 2022
Setembro e outubro de 2021 – setembro de 2022
Novembro e dezembro de 2021 – outubro de 2022
O diretor-presidente do órgão estadual de trânsito, Ernesto Mascellani Neto, explica que, para facilitar a vida dos condutores, a renovação da CNH passou a ser oferecida nas plataformas digitais do Detran.SP e do Poupatempo e essa é uma realidade que veio para ficar, pois além de ser prática e segura, ela desburocratiza processos e evita deslocamentos desnecessários ao cidadão. A estimativa é que, entre os condutores que tiveram o documento vencido entre maio e junho de 2020, mais de 190 mil ainda precisam efetuar a renovação até 31 de janeiro de 2022.
Com informações: Detran-SP e Poupatempo-SP
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.