Dicas infalíveis para melhorar o som automotivo original do seu carro
Veja dicas para melhorar a qualidade do som automotivo do carro. Detalhes como a marca do player e o tipo de alto falantes são importantes.
O seu carro tem um som original e você acha que ele não está com a melhor qualidade possível? Se a resposta for sim, veja a seguir algumas dicas para melhorar a qualidade do som automotivo.
Como melhorar a qualidade do som automotivo do carro
Um carro com som automotivo pode fazer toda a diferença não é mesmo? Seja do dia a dia das grandes cidades com o vai e para do trânsito ou até mesmo no momento de pegar a estrada, é sempre bom estar acompanhado de uma trilha sonora.
Porém, por vezes, a qualidade do som automotivo pode não ser das melhores, algo que pode incomodar o condutor e passageiros. Dito isso, confira algumas dicas essenciais para dar um upgrade no som automotivo do seu veículo, e poder aproveitar da melhor forma a sua música, ou qualquer outro programa de áudio favorito!
Primeiro é preciso entender que a qualidade do som pode estar ligado à qualidade dos equipamentos utilizados. Ou seja, nem sempre é possível desenvolver um bom projeto de som automotivo com produtos de baixa qualidade. Quanto maior o investimento, melhor será a qualidade do som automotivo.
Além disso, é necessário entender que qualidade em RMS e qualidade de som são duas coisas distintas. A primeira diz respeito ao volume e intensidade o som, já a segunda está ligada ao equilíbrio das frequências, como grave, médio e agudo. Ou seja, a qualidade do som, se refere de uma maneira geral ao ajuste desses parâmetros.
Outro detalhe importante de destacar é que, cada veículo possui uma acústica diferente, tendo em vista o método de fabricação, os materiais utilizados e demais variantes. Dessa forma, o mesmo equipamento, pode ter uma qualidade diferente em carros distintos, tendo em vista essa variante.
Primeiros passos para a melhoria do som automotivo
O primeiro passo fica por conta da troca do player, já que ele é um dos itens principais de todo o sistema de som. A troca é importante porque se o player atual for de baixa qualidade, dificilmente será possível adaptar os outros componentes.
Outro componente que é necessário ficar de olho são os alto falantes de porta. Nesse caso, é importante conhecer a diferença entre eles, como o Triaxial, Quadriaxial e o Kit duas vias.
Os dois primeiros são caracterizados por possuírem uma torre ao meio, onde ficam os tweeters para a reprodução dos agudos. Porém, os mais recomendados são os de duas vias. Segundo o Som Automotivo BR, isso acontece porque os alto falantes de portas são mal localizados, o que prejudica a qualidade do som como um todo.
Esse tipo de alto falante é recomendado porque o mesmo vem separado do tweeter, o que facilita o melhor reposicionamento da peça.
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
E se o problema for som baixo?
Nesse caso, há duas saídas mais econômicas, a primeira delas é acrescentar mais dois alto falantes nas portas traseiras, tendo em vista que o amplificador interno do player suporta até 4 peças.
Já a segunda opção fica por conta da utilização de um alto falante tipo 6×9 no tampão do porta-malas, que por sua vez, estará melhor posicionado em relação aos ouvidos e gerará uma qualidade melhor e irá reforçar a intensidade do som.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.