Saiba que veículos têm direito à devolução do DPVAT no RS
Saiba que veículos têm direito à devolução do DPVAT no RS e como fazer a solicitação para receber valor pago de forma indevida
O valor do Seguro DPVAT, conforme já esclarecemos aqui no Garagem360, não será cobrado pelo 2 º ano consecutivo. No entanto, no estado do Rio Grande do Sul (RS) , de acordo com o Detran – RS proprietários de 1.498 veículos já podem pedir a devolução do DPVAT do que fora pago início de 2022 de forma indevida. Confira que veículos têm direito a restituição e como proceder para ter o valor de volta!
DPVAT pago indevidamente é devolvido no RS
Vale ressaltar que, de acordo com o Detran – RS, a cobrança indevida ocorreu devido uma falha no sistema de veículos para quem fez o licenciamento entre os dias 03 a 05 de janeiro. O Departamento informa que o erro já foi solucionado e corrigido.
Assim, a devolução deve ser solicitada ao Detran. A lista das placas dos veículos que foram cobrados de forma indevida pode ser vista aqui neste link.
Como pedir a devolução do valor?
Quem foi cobrado indevidamente, conforme mencionado, tem de fazer a solicitação de ressarcimento ao Detran, por meio de formulário do Detran – RS, que pode ser acessado por aqui. No formulário online são pedidos dados, como CPF, RG, Placa do veículo, Revanam, conta para recebimento, entre outros.
De acordo com o Detran – RS os valores a receber ficam em torno de R$ 4,30 a R$ 12,30 – a depender do tipo de veículo e tempo de licenciamento.
Aproveite e veja: 4 carros bons, compactos e baratos; veja seleção de 2022
Relembrando, o Seguro DPVAT não será cobrado em 2022 em todo o país, assim como ocorreu em 2021. No final do mês de novembro de 2021, a Susep havia aprovou não cobrança do DPVAT para 2022. A razão da aprovação da não cobrança do seguro DPVAT se dá pelo fato de haver excedente de recursos para a operação de arcar com a cobertura do seguro agora no ano de 2022.
Com informações do Detran – RS e da Secretaria de Segurança Pública do RS
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.