Saiba que veículos têm direito à devolução do DPVAT no RS

Saiba que veículos têm direito à devolução do DPVAT no RS e como fazer a solicitação para receber valor pago de forma indevida

O valor do Seguro DPVAT, conforme já esclarecemos aqui no Garagem360, não será cobrado pelo 2 º ano consecutivo. No entanto, no estado do Rio Grande do Sul (RS) , de acordo com o Detran – RS proprietários de 1.498 veículos já podem pedir a devolução do DPVAT do que fora pago início de 2022 de forma indevida. Confira que veículos têm direito a restituição e como proceder para ter o valor de volta!

Saiba que veículos têm direito à devolução do DPVAT no RS

(Foto: Pixabay.com)

DPVAT pago indevidamente é devolvido no RS

Vale ressaltar que, de acordo com o Detran – RS, a cobrança indevida ocorreu devido uma falha no sistema de veículos para quem fez o licenciamento entre os dias 03 a 05 de janeiro. O Departamento informa que o erro já foi solucionado e corrigido.

Assim, a devolução deve ser solicitada ao Detran. A lista das placas dos veículos que foram cobrados de forma indevida pode ser vista aqui neste link.

Confira o calendário do IPVA 2022 para os estados da região sudeste

Veja como pedir a devolução do valor (Foto: Pixabay)

Como pedir a devolução do valor?

Quem foi cobrado indevidamente, conforme mencionado, tem de fazer a solicitação de ressarcimento ao Detran, por meio de formulário do Detran – RS, que pode ser acessado por aqui. No formulário online são pedidos dados, como CPF, RG, Placa do veículo, Revanam, conta para recebimento, entre outros.

De acordo com o Detran – RS os valores a receber ficam em torno de R$ 4,30 a R$ 12,30 – a depender do tipo de veículo e tempo de licenciamento.

IPVA 2022: confira calendário completo de pagamentos para todo o País!

(Foto: Divulgação)

Aproveite e veja: 4 carros bons, compactos e baratos; veja seleção de 2022

Relembrando, o Seguro DPVAT não será cobrado em 2022 em todo o país, assim como ocorreu em 2021. No final do mês de novembro de 2021, a Susep havia aprovou não cobrança do DPVAT para 2022. A razão da aprovação da não cobrança do seguro DPVAT se dá pelo fato de haver excedente de recursos para a operação de arcar com a cobertura do seguro agora no ano de 2022.

 

Com informações do Detran – RS e da Secretaria de Segurança Pública do RS

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA