Pneu careca: especialista orienta como evitar este problema

Pneu careca: especialista orienta como evitar este problema. O desgaste pode gerar acidentes. Veja como se prevenir, aqui no Garagem360!

Segundo a Polícia Federal (PRF), entre 2011 e 2020, foram registrados 1.439 óbitos nas estradas devido à falta de manutenção de veículos. Assim, o engenheiro Tiago Santana, gerente de Engenharia de Riscos da Zurich no Brasil, explica mais os problemas do pneu careca e como evitá-los. Confira a seguir!

Problemas do pneu careca e como evitá-los

Problemas do pneu careca e como evitá-los. (Imagem Ilustrativa)

Especialista orienta como evitar o problema do pneu careca

A primeira coisa que precisamos lembrar, é que o pneu é a parte do carro que mais sofre com desgaste: isso acontece porque a borracha fica o tempo todo em contato direto com o solo.

“A única forma de garantir que seu pneu está em boas condições é realizando checagens periódicas. Se fizer isso, o motorista saberá a hora certa de realizar manutenções, como o rodízio dos pneus, ou trocas por meio da compra de um novo conjunto”, explica Tiago.

Este cuidado, ainda segundo o engenheiro, aumenta o tempo de resposta ao frear, diminui o risco de aquaplanagem, melhora o alinhamento do veículo e garante muito mais estabilidade na hora de dirigir.

Foto: Pixabay.com

Quando trocar os meus pneus?

Desgaste das bandas de rodagem

Tendo como principal função desviar o fluxo d’água, que impede o contato do pneu com a pista, os sulcos das bandas de rodagem garantem que o veículo não sofra aquaplanagem. Quando estiver realizando sua avaliação, verifique se as bandas possuem mais de 1,6 mm, entre o fundo do sulco e a superfície da banda.

Essa medição pode ser feita com uma régua ou através o TWI (indicador de desgaste), que são pequenas marcas que se encontram nos sulcos das bandas. Quando essas barras ficam niveladas com a banda de rodagem, é hora de fazer a substituição, uma vez que nessa situação os sulcos deixam de exercer sua função – explica o especialista.

cuidados mensais com o carro

Foto: Porto Seguro

Desgaste irregular dos pneus

De acordo com Tiago, o desgaste irregular pode indicar desalinhamento das rodas ou necessidade de rodízio dos pneus. Antes de substituir o seu conjunto, solicite a verificação e a correção da suspensão do veículo conforme a necessidade.

“É importante também prestar atenção em vibrações ao dirigir e em inchaços ou bolhas laterais dos pneus. Em qualquer uma das situações, não deixe de levar seu automóvel o quanto antes para a avaliação de um profissional”, esclarece o especialista.

pneus do seu carro

Foto: Zoom

Aproveite e veja: Tudo sobre o Caoa Chery Tiggo 7 Pro 2022

Atenção à data de validade

Você sabia que pneus têm data de validade? O tempo mínimo de substituição recomendado é de seis anos, não importando o uso! Você pode checar no site do fabricante e comparar com a data de fabricação estampada no pneu, por meio da sigla DOT, seguida por uma sequência de letras e por quatro números. Os dois primeiros números representam a semana e os dois últimos, o ano de fabricação.

Por fim, o engenheiro explica que outra forma é verificar se há ressecamento. Se você notar pequenas rachaduras em todo o pneu, a borracha está se desmanchando. Neste caso, a substituição deve ser feita imediatamente.

Tiago Santana é engenheiro e gerente do time de Engenharia de Riscos da Zurich no Brasil

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA