Poderia o Centoventi ser o sucessor do Fiat Uno? Fomos pesquisar!

Agora, com a saída do Uno, a pergunta que fica é: quem será o sucessor do Fiat Uno? O carro conceuto Centoventi pode ser uma opção.

Na última semana, a Fiat anúncio o lançamento do Uno Ciao. A versão especial marca a despedida do icônico compacto italiano após quase 40 anos. Ele chegou ao Brasil durante a década de 80 e sempre foi conhecido pelo design. Sem falar do bom custo-benefício. Agora, a pergunta que fica é: quem será o sucessor do Fiat Uno? O carro conceito Centoventi pode ser uma opção? Fomos investigar!

Fiat Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

Poderia o Centoventi ser o sucessor do Fiat Uno?

O projeto do carro conceito foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Genebra, em 2019. Na ocasião, a montadora italiana estava comemorando seus 120 anos de história, assim o modelo conceito foi uma homenagem. De acordo com a Fiat, o Centoventi “expressa de modo perfeito a ideia italiana de mobilidade em massa movida a energia elétrica no futuro próximo”. E este futuro já pode se tornar realidade nos próximos anos.

Conforme foi publicado em maio pelo site Automotive News, a Fiat começará a produzir um SUV 100% elétrico em julho de 2023. O modelo terá como base justamente o carro conceito Fiat Centovenci. Segundo o site, a fabrica onde o veículo será produzido está localizada na cidade de Tychy, na Polônia. A expectativa é que o modelo fique posicionado abaixo do Fiat 500 elétrico.

Fiat Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

Fiat Uno

Fiat Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

A plataforma usada para sua construção já é conhecida: a CMP (já usada no Peugeot 208 e que será usada no Citroën C3). O carro mede 3.680 mm de comprimento, 1.527 mm de altura e 1.740 mm (1.846 mm com espelhos naturais). Visualmente, o carro lembra bastante as formas clássicas do Fiat Uno. Além do Fiat Panda. Ainda por conta de suas linhas retas.

Já o visual é bastante moderno. Na dianteira, o modelo traz o logotipo da montadora ao centro e as três linhas verticais. Elas são iluminadas em LED. Já os faróis possuem uma assinatura em formato de “C”. O mesmo acontece na traseira. Aliás, esta parte do veículo possui uma certa semelhança com a última geração do Fiat Uno e com o nosso Fiat Mobi.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Fiat Uno

Uma novidade interessante do Fiat Centoventi é que algumas partes podem ser customizadas. De acordo com a montadora, são quatro combinações possíveis para o teto, para as calotas e para a combinação do acabamento externo. O para-choque segue o mesmo modelo. Já o interior é bastante moderno. Assim como o lado externo, ele também pode ser configurado da forma que o dono preferir. Destaque ainda para as enormes telas do painel de instrumentos e da central multimídia.

Baterias BYD

Fiat Uno

Fiat Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

Os planos da Fiat para este novo modelo são ambiciosos. Em 2019, a marca disse que o motor elétrico do futuro SUV seria alimentado por uma bateria, cuja capacidade poderá fazer o carro rodar por 100 km. No entanto, a marca também diz que os donos poderão comprar ou alugar três baterias adicionais. Além de uma bateria adicional instalada debaixo do assento.

Com este conjunto de baterias modulares, o carro poderia ter um alcance de 500 km. E o fornecedor pode ser diferente. Também de acordo com o portal Automotive News, as baterias poderão ser fornecidas pela chinesa BYD.

Substituto do Fiat Uno?

Fiat Mobi(Foto: Divulgação/Fiat)

Ainda não há informações sobre a chegada deste novo SUV no Brasil. Pelas dimensões, espera-se que este carro seja menor que o Pulse. Na Europa, o segmento deste futuro SUV é bastante forte. E chega a ser difícil dizer se ele seria um bom substituto para o Fiat Uno. Ainda mais porque não sabemos o que a montadora planeja. Hoje, os substitutos naturais do Fiat Uno são os dois modelos já existentes: Mobi e Argo. Bom, o jeito é esperar os próximos passos da Fiat e da Stellantis.

Com informações do Automotive News/Fiat

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA