5 dicas para viajar com carro elétrico
Como estão chegando as férias de verão, muitas pessoas já estão pensando em viajar. Veja 5 dicas para viajar com carro elétrico.
Um mercado que não para de crescer no Brasil é o de carros elétricos. E nesse ano, o setor bateu vários recordes. Sem falar que o número de opções vem crescendo consideravelmente. E como estão chegando as férias de verão, muitas pessoas já estão começando a se organizar para viajar com a família. Pensando nisso, o Garagem 360 e Rodrigo Aguiar, sócio -fundador da Elev trazem 5 dicas para viajar com o carro elétrico.
Veja 5 dicas para viajar com carro elétrico
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram comercializados entre 27.097 unidades entre janeiro a outubro deste ano. E muitos destes carros possuem um nível de alcance muito bom para fazer viagens. Ainda mais durante os próximos meses. A expectativa, segundo o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, é que mais de 90% de todos os brasileiros pretender viajar de carro. E o carro elétrico pode ser vantajoso.
“Viajar com o carro elétrico, além do conforto e segurança, traz inúmeras vantagens para o motorista e, claro, para o meio ambiente. Porém, assim como um automóvel a combustão precisa realizar revisões antes de viagens longas, os carros elétricos precisam de um planejamento”, afirma Rodrigo Aguiar em comunicado.
Veja abaixo algumas dicas para quem pretende viajar com o carro elétrico.
1 – Planejar os melhores caminhos
Viajar é muito bom, não é mesmo? Um momento muito bom para relaxar e aproveitar a companhia da família (ou amigos). Mas para não ser pego de surpresa durante ela, é importante que você faça um planejamento nos dias que antecedem esta viagem. Hoje, existem vários aplicativos para te ajudar nesta etapa. Neles, você pode planejar rotas, descobrir restaurantes bons para almoçar e hotéis para descansar.
Pensando na viagem com carro elétricos, alguns aplicativos mostram a localização de postos de recarga. Veja esta matéria do Garagem360 sobre o assunto. Especialistas também recomendam usar vias expressas para diminuir o gasto da bateria.
2 – Potencializar as recargas
Você sabe quanto um carro elétrico pode rodar? O JAC E-JS4, por exemplo, tem uma autonomia de 420 km (ciclo NEDC). Já o alcance do Renault Zoe é de 385 km (ciclo WLTP). Enquanto isso, o Audi RS e-tron GT tem autonomia de 472 km (ciclo WLTP). Isso significa que boa parte dos modelos possuem uma boa autonomia. Ou seja, podem rodar por muito tempo sem carregar.
Mas você pode potencializar as recargas. Uma dica bastante comum entre os especialistas é que você faça uma recarga completa antes de sair de casa. Durante o caminho, o recomendável é fazer recargas menores nos postos de recarga espelhados pelas rodovias.
3 – Manter as baterias otimizadas
Um carro elétrico é alimentado por baterias de íon lítio. O tamanho e a capacidade podem variar de acordo com o modelo. Quanto maior a bateria, maior será a autonomia. E assim outros componentes do carro, ela precisa de alguns cuidados específicos. Manter o veículo longe de lugares quentes é um deles. Lugares muitos frios também podem prejudicar o componente. Outra dica importante é não deixar a bateria descarregada.
4 – Utilizar os recursos
Nós do Garagem360 sempre falamos de dicas para economizar o combustível em carros movidos a combustão. Mas algumas delas também são válidas para carros elétricos. Uma delas é o uso do ar-condicionado. Recomenda-se evitar o uso dele quando a carga da bateria estiver reduzida. Carros mais modernos trazem o modo de condução ECO.
Ele pode ser útil para otimizar o uso da bateria. Sem falar que outros veículos 100% elétricos possuem sistema de regeneração de bateria. Agora, falando em atitudes que você pode mudar para economizar bateria, é recomendável que o motorista não acelere tão forte.
5 – Focar na redução de custos
Por fim, economizar na hora de recarregar seu carro é um das 5 dicas para viajar com carro elétrico . Muitos postos e redes de restaurantes localizados em estradas federais e estaduais oferecem pontos de recargas. E alguns deles são pagos. Porém, é possível encontrar muitos que são de graça.
Ou seja, você não precisará gastar muito dinheiro com a alimentação da bateria. Isso se torna uma vantagem, quando comparamos com os carros a combustão. E com o dinheiro, que seria usado no abastecimento do carro a combustão, você pode gastar com outras coisas.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.