Honda Motos estuda possível volta do VTEC; entenda
Honda Motos realiza novos pedidos de patentes que envolvem o sistema de comando de válvulas variável. Confira as informações!
Em outubro a Honda Motos patenteou novos registros de um projeto que utiliza o sistema VVT. O projeto em questão, se assemelha ao também patenteado em 2019. Confira as informações!
Nova moto da Honda com tecnologia VVT pode ser uma realidade em breve
Não é de hoje que a Honda estuda a tecnologia de comando de válvulas variável, o VVT. Já faz dois anos desde que a montadora patenteou um motor de quatro cilindros em linha que utilizava o sistema, em 2019. Agora, novos pedidos de patentes foram feitos pela marca. Será que 2022 será o ano de um novo lançamento com a tecnologia aplicada?
Em outubro, a montadora japonesa registrou novas patentes de modelos que revelam o uso da tecnologia VVT. Especula-se que a marca lance o sistema na nova Honda CBR1000RR, modelo que será compatível com Euro-V. No entanto, desde 2019, há expectativas de que a marca apresente um modelo com os detalhes da patente registrada na época.
Ao analisar os esboços patenteados, é possível perceber sensores de posição eletrônicos adicionais e peças mecânicas atualizadas.
Além das patentes de modelos com o sistema VVT, a marca também registrou outros projetos. Entre eles, o de radiadores de motos esportivas. Nesse caso, há projetos em forma de ferradura e outro em um formato de V.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Os detalhes da moto VVT patenteado pela marca
Segundo o portal Cycle World, a patente registrada trata-se de um projeto de uma motocicleta superesportiva de quatro cilindros em linha.
Ainda segundo o portal, as patentes registradas agora não mudam muito no comparativo com o material registrado em 2019. As alterações ficam por conta do design, e alguns elementos mecânicos. Além disso, a nova patente utiliza sensores eletrônicos adicionais e pequenas mudanças no projeto original.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Patente registrada pela Honda se assemelha ao da BMW
A projeto apresentado da patente da Honda é bem parecido com a tecnologia VVT usada pela BMW. No entanto, a versão da montadora japonesada usa cames independentes com lóbulos que alteram a abertura das válvulas com base na rotação do motor. Além disso, o sistema apresentado pela merca muda a sincronização das válvulas de escape e de admissão.
Com informações: Motor1, Cycle World
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.