Nova Fiat Strada 2022 poderá perder força; saiba por que
A nova Fiat Strada 2022 chegará ao mercado nacional no próximo dia 10 de dezembro. A picape contará com nova versão e motor recalibrado.
No próximo dia 10, a montadora italiana apresentará a linha 2022 da picape compacta. A Fiat Strada 2022 chegará com importantes incrementos, mas pode perder potência, entenda o motivo.
Nova Fiat Strada ganhará câmbio CVT e recalibração no motor
A picape compacta da Fiat entrará em 2022 com importantes modificações, como a inclusão da versão Ranch na gama e o câmbio automático tipo CVT, que estará disponível nas versões Volcano e na inédita Ranch.
No entanto, para se adaptar aos novos termos do Proconve L7, regras sobre emissão de poluentes dos carros no mercado nacional que entra em vigor a partir de janeiro, o modelo virá menos potente, conforme aconteceu no lançamento da Fiat Fiorino semana passada.
Novas regras do Proconve L7 deixarão a Fiat Strada 2022 menos potente
Dessa forma, para estar de acordo com as novas regras estipuladas, a montadora teve que realizar algumas modificações no conjunto motriz da picape.
O câmbio automático tipo CVT que simula sete marchas que equipará a versão Ranch trabalhará em conjunto com o motor 1.3 Firefly. Ou seja, a versão ganhará o mesmo motor e transmissão apresentado no Fiat Pulse, por exemplo.
Conforme reportado pela Mobiauto, as mudanças acontecerão no cofre do motor. A nova linha receberá calibrações mais fracas para ficar de acordo com as novas normas estipuladas pelo Proconve L7. Trata-se de um conjunto de regras sobre emissões de poluentes dos carros que entrará em vigor a partir do próximo dia primeiro de janeiro.
Hoje, a Fiat Strada é comercializada em duas opções de motorização: 1.4 Fire Evo flex de 85 cv de potência com gasolina e 88 cv de potência com etanol. Já o torque é de 12,4 kgf,m e 12,5 kgfm respectivamente.
A segunda opção é o 1.3 Firefly flex de 101 cv de potência com gasolina e 109 cv de potência com etanol. Nesse caso, o torque é de 13,7 kgf,m e 14,2 kgf,m, respectivamente.
No entanto, a partir da linha 2022, após os reajustes, o motor 1.4 desenvolverá 84 cv de potência com etanol e 86 cv de potência com gasolina. O torque será e 11,8 kgf,m e 12,2 kgf,m respectivamente.
Ou seja, a linha 2022 com motor 1.4 ficará 1 cv mais fraco quando abastecido com gasolina e 2 cv mais fraco com etanol. O torque também será reduzido em 0,6 kgf,m com gasolina e 0,3 kgf,m com etanol.
Já quando equipada com o motor 1.3 recalibrado, a Fiat Strada desenvolverá os mesmos dados do Fiat Pulse: 98 cv de potência com gasolina e 107 cv de potência com etanol. O torque será de 13,2 kgf,m com gasolina e 13,7 kgf,m com etanol.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
Fiat Strada 2022 estreará versão Ranch
Como mencionado, umas das principais novidades da picape compacta italiana na linha 2022 será a chegada da versão Ranch. Além do câmbio automático e as modificações no motor, a nova versão tem caraterísticas como cabine dupla e quatro portas.
E conforme já acontece na linha atual, a Fiat Strada manterá o visual semelhante ao da Toro. No caso da nova versão não será diferente. Sobre o design a Strada Ranch adotará o estilo da Toro Ranch. A nova configuração deve passar dos R$ 110 mil.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.