Diesel na gasolina? Informação gerou polêmica e Instituto esclarece a “fake”; veja!

Diesel na gasolina? Informação gerou polêmica. Instituto Combustível Legal e especialista esclarecem essa"fake". Veja aqui no Garagem360!

Desde o último mês de setembro, em diversas redes sociais foi sugerido acrescentar diesel na gasolina. O Garagem360 * foi pesquisar a polêmica e conforme o Instituto Combustível Legal (ICL) tal prática pode causar diversos problemas ao carro e em veículos em geral. Portanto, a mistura de óleo diesel na gasolina é algo que NÂO deve ser feito, certo? Esclareça-se mais a seguir!

Crédito: Instituto Combustível Legal

Misturar diesel na gasolina pode ser “fatal” para o  carro

As postagens em redes sociais com a “dica” sugeriam que o óleo diesel quando misturado à gasolina promovia a limpeza dos bicos injetores. Além disso, que aumentaria a potência do motor. Algumas dessas sugestões orientava abastecer 10 ml de diesel a cada litro de gasolina. Não faça isso!

Bem , de acordo como o jornalista especializado em automóveis, Marcellus Leitão, para o ICL, o diesel se trata de um combustível mais pesado do que a gasolina. “Obtido antes dela (gasolina) no mesmo processo de refino do petróleo que chega à refinaria, o diesel tem mais hidrocarbonetos pesados e cetano, o que eleva a autodetonação do combustível no motor, a popular ´batida de pino´, e compromete a durabilidade de peças móveis”, esclarece Leitão **, para o ICL.

Além disso, o especialista alerta que fazer essa mistura em veículos à gasolina pode:

Furar a cabeça do cilindro

Derreter a cabeça do cilindro

Resultar em desgastes que geraram alto custo de reparo

Misturar diesel na gasolina pode ser “fatal” ao carro. NÃO faça isso! (Foto: Freepik)

Aproveite e veja: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil 

Assim, o jornalista especializado orienta que uma das alternativas mais recomendadas para contribuir com a limpeza do motor é o uso da gasolina aditivada. Leitão explicou para o ICL que esse tipo de combustível contém detergentes e dispersantes balanceados, que fazem essa limpeza.

Além disso, o especialista esclarece que a gasolina aditivada já fora testada para esse fim e não trará os perigos para o seu carro como o absurdo de misturar o diesel com a gasolina comum.

Etanol para maior potência

Já uma alternativa do ICL em relação ao desempenho dos automóveis é recorrer ao etanol, no caso de carros flex. Se por um lado o etanol pode elevar um pouco o consumo do veículo, por outro, ele entrega maior potência.

Por fim, Marcellus Leitão alerta novamente: “Quando o assunto é o seu veículo e as melhorias que venha a proporcionar a ele; inventar moda pode sair mais caro do que você pensa!”; falou o especialista para o ICL.

Você pode gostar também de “Tudo sobre Combustíveis por Delivery”

 

* As informações são do Instituto Combustível Legal (ICL) –  uma das organizações de maior credibilidade no assunto e com forte atuação no Brasil, que tem por missão construir um ambiente ético e leal no setor de combustíveis, atuando no combate às fraudes e estimulando a concorrência saudável, na qual o grande beneficiado é o consumidor. 

**Marcellus Leitão é jornalista especializado em automóveis. Acumula cerca de 30 anos de experiência. Já atuou como repórter no Jornal A Cidade de Santos; Secretário gráfico júnior no O Estado de S. Paulo; repórter na Rádio Jornal do Brasil e outros. É colunista e publisher em veículos do setor automotivo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA