Carros elétricos tem câmbio? Confira essa e outras curiosidades!
Confira algumas curiosidades sobre o câmbio dos carros elétricos. Eles funcionam de forma diferente no comparativo com os carros a combustão
Os carros elétricos estão em crescimento constante. No entanto, ainda há muitas curiosidades que cercam o segmento, como por exemplo: eles possuem câmbio? Confira a resposta a seguir!
Detalhes sobre o câmbio dos carros elétricos
A ascensão dos carros elétricos não é mistério para ninguém. É certo que hoje eles ainda representam uma pequena parcela do montante total de vendas no mercado nacional. Mas isso irá mudar em poucos anos.
No entanto, mesmo com o crescimento exponencial nos últimos tempos, muitas informações sobre os carros elétricos ainda deixam o público em dúvida. Entre as principais, está a questão do câmbio do veículo.
Sim, um carro elétrico tem câmbio. Por fora, ele se assemelha a um câmbio automático de um veículo a combustão normal. Já o seu interior funciona de forma mais simplificada.
Assim que o condutor coloca o câmbio na posição drive e acelera, o motor recebe a energia das baterias de forma imediata. Nos carros elétricos o motor está conectado de forma direta no eixo diferencial, o que faz com que as rodas se movimentem com as aceleradas.
Nesse caso não há a necessidade de uma troca de marchas para acelerar o veículo, tudo dependerá da aceleração ocasionada pelo motorista.
Como mencionado, os carros elétricos se assemelham aos câmbios automáticos dos veículos a combustão. Dessa forma, os modelos tradicionais não contam com câmbio manual ou várias marchas. Neles, há o drive, a ré e o neutro.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Ponto neutro dos carros elétricos funciona de forma diferente
No entanto, é importante destacar que, o ponto morto, ou a posição neutra do câmbio do carro elétrico funciona de forma totalmente diferente no comparativo com um carro a combustão.
Nos veículos movidos a combustíveis, sejam eles a gasolina, etanol ou o diesel, a posição neutra do câmbio é a responsável por desengatar a placa de embreagem do motor do veículo. Dessa forma, as rodas dos carros ficam soltas do motor.
Já nos carros elétricos, não é possível desprender as rodas já que as mesmas são conectadas ao motor através do eixo diferencial que recebem a energia da bateria para realizar os movimentos. Ou seja, nos carros elétricos, a posição neutra, ou o ponto morto funciona apenas para desconectar os freios do veículo.
Esse é o motivo pelo qual os veículos elétricos não podem ser rebocados de forma puxada. Se for o caso de uma emergência no qual o veículo necessite de socorro, será preciso chamar um guincho tipo plataforma, onde o carro é rebocado de forma parada.
Caso tenha ficado com dúvidas, confira a reportagem do Garagem360 sobre o assunto: Carros elétricos não podem ser rebocados; descubra o motivo!
A ré do carro elétrico também exige cuidados especiais
Conforme explicado, o câmbio de um veículo elétrico conta com o drive, o neutro e a ré. Esse último também funciona de forma diferenciada. Nesse caso, a marcha ré apenas faz com que o motor inverta a rotação, o que fará que o veículo ande para trás.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.