Dicas de manutenção! Pane seca: o que é, como evitar e solucionar
Entenda o que é a pane seca, bem como os problemas que situações como essa podem causar no veículo e a infração para quem for autuado.
Sempre em épocas de tempo seco, a pane seca é assunto muito abordado. A pane seca, porém, à princípio, nada mais é a falta de combustível. Ainda assim, um carro que passa por pane seca pode apresentar diversos problemas futuros. Veja quais são e como evitá-los!
Entenda a pane seca e suas consequências
A pane seca é algo simples mas que pode te trazer muita dor de cabeça. Trata-se da situação onde o veículo fica sem combustível e deixa o motorista em uma situação bem complicada.
Ultimamente, muito tem se falado da tal pano seca. Afinal, com o preço do combustível nas alturas, está mais fácil passar por situações como essas, onde o corro te deixa na mão sem combustível.
No entanto, é preciso estar atento, afinal, a pane seca pode te prejudicar mais do que você imagina. O ato de deixar o veículo sem o combustível necessário pode lhe trazer problemas mecânicos no futuro. Além disso, a quem for pego parado por falta de combustível será multado.
A pane seca pode acontecer com qualquer um, afinal, todos estão sujeitos a passar por situações adversas onde por algum motivo pode deixar o carro ficar sem combustível. No entanto, ela deve ser evitada ao máximo, pois os prejuízos podem ser muitos.
A multa derivada da pane seca
Seja por qual for o motivo, a pane seca pode te gerar um novo problema: a multa. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, o condutor que atrapalhar a via e prejudicar a segurança dos demais por motivos de pane seca deve ser multado em R$ 130,16. A ação é considerada infração média e é punido com quatro pontos na CNH.
Para método de comparação, segundo levantado pelo IPTL, o índice de preços de combustível da Ticket Log, o preço médio da gasolina no dia de hoje (10), é de R$ 6,916, e do etanol é de 5,684. Dessa forma, ao ser multado, o condutor deixa de abastecer o tanque com 18,820 litros de gasolina e 22,89 litros de etanol, com os R$ 130,16 que pagará de multa.
Os prejuízos mecânicos causados pela pane seca
Se você acha que os problemas param por aí, está enganado. Segundo a empresa automotiva Tecfil, a pane seca também pode te gerar outros problemas. Entre eles os prejuízos causados na bomba de combustível.
A empresa explica que a bomba é a responsável por levar a gasolina ou o álcool do tanque ao sistema de injeção. A bomba fica imersa no combustível para lubrificação e para que mantenha temperatura adequada. Quando não há combustível, a lubrificação diminui, e ela esquenta tanto que pode até queimar.
Outro componente que pode ser prejudicado é o filtro de combustível. Ele será sobrecarregado, de modo que o sistema de injeção também possa ser lesionado pelas impurezas que ficam no fundo do tanque e vão para a bomba.
A Tecfil ainda ressalta que isso pode ocorrer até sem a pane seca. Andar regularmente por aí com o tanque na reserva ajuda essas impurezas a se acumularem com o tempo, o que prejudica o funcionamento do veículo, comprometendo também o motor a longo prazo.
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Como transportar combustível de forma correta?
Se mesmo sabendo dos prejuízos você acabar se encontrando em uma situação de pane seca, entenda como deve ser feito o transporte de combustível para abastecer o veículo.
Antes de tudo é importante entender que é expressamente proibido transportar o material em garrafas pet, devido aos riscos que o combustível inflamável possui.
De acordo com o Inmetro, os recipientes adequados para o transporte de combustível devem ter as seguintes características:
- Quando colocado no chão, o recipiente deve ter boa base de apoio, de modo que não possa ser derrubado com pouco esforço;
- É necessário que o recipiente tenha uma tampa capaz de vedá-lo, a fim de impedir que o combustível vaze caso ele caia;
- Ele precisa ser translúcido para que o funcionário do posto possa ver o nível em que o abastecimento se encontra.
- A boca do recipiente precisa ter um diâmetro maior do que o bico da bomba de gasolina. Se ele for muito pequeno, o ar no seu interior será comprimido e provocará pressão, aumentando as chances de esguichar o produto no frentista.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.