Os erros mais comuns ao usar o câmbio automático e como evitá-los
Confira alguns erros que devem ser evitados na hora de utilizar um carro com câmbio automático. A prática deles diminui a vida do sistema.
O câmbio automático se popularizou no mercado nacional. No entanto, ainda é comum ver condutores cometendo erros que podem prejudicar o sistema. Confira quais são!
Erros ao usar o câmbio automático
Hoje, até os carros ditos como mais populares contam com versões de câmbio automático. A transmissão deixou de ser exclusiva dos modelos mais luxuosos e completos. No entanto, mesmo com a popularização, muitos se confundem e cometem erros que podem facilmente ser evitados, o que prolongará a vida útil do sistema como um todo.
Dessa forma, o Garagem 360, junto com a empresa especializada no sistema, a MultiCâmbios, elencou alguns erros que podem facilmente ser evitados para te ajudar a não danificar a transmissão automática do veículo, confira!
Subir rampas no Drive
A ação de subir em rampas na posição Drive engatada pode aumentar o desgaste do câmbio. Segundo a MultiCâmbios, o correto ao subir ladeiras é engatar o veículo na marcha 1 ou L dependendo do fabricante.
É desnecessário trocar de marcha quando parar no semáforo
Deixar o carro em “D” nas paradas de semáforo, ao invés de trocar para “N”, é uma forma de economizar combustível. A economia é quase insignificante a cada parada, no entanto, para quem está acostumado ao trânsito dentro das grandes cidades, pode fazer diferença na hora de reabastecer o veículo.
Alguns veículos, como Vectra, Marea e Scenic, possuem um solenóide especial que abaixo dos 3 km/h e com o pé no freio simula a posição “N”.
O vício de colocar no ponto morto do veículo, semelhante ao câmbio manual deve ser evitado também em outras situações, como no vai e para do trânsito. Com a alavanca na posição “D”, evitam-se problemas de lubrificação na caixa.
Utilizar freio em descidas longas
Aqui, a empresa especializada explica que a ação provoca o superaquecimento do sistema, o que também afeta a capacidade de frenagem do veículo bem como o desgaste das pastilhas.
Nesse caso, o correto é passar a alavanca para uma marcha mais reduzida, evitando o desgaste prematuro e utilizando o freio motor. Assim, o sistema de injeção entrará em corte, contribuindo para a economia de combustível.
Acionar o freio achando que é o pedal de embreagem do manual
Acredite, a ação ocorre com certa frequência entre os iniciantes do câmbio automático. No entanto, como no tópico anterior, a ação prejudica o sistema de freio, e o condutor deve estar atento a não cometer ações como essas.
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
Ignorar o tipo de fluído do câmbio automático
Por fim, um dos maiores erros está na hora de realizar a manutenção. Aqui, o indicado é consultar o fabricante do veículo e o mecânico responsável. Informe-se sobre o tipo de fluído usado no câmbio e faça a troca de óleo apenas em estabelecimentos especializados, evitando oficinas comuns e postos de gasolina.
O bom funcionamento do sistema hidráulico depende essencialmente da qualidade e manutenção correta do nível do óleo.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.