Toyota Yaris brasileiro decepciona e recebe 1 estrela no Latin NCAP
Em novos testes do Latin NCAP, o Toyota Yaris recebeu apenas uma estrela. O modelo em questão é fabricado no Brasil e na Tailândia, veja!
O modelo testado é produzido em território nacional, bem como na Tailândia. O Toyota Yaris possui dois airbags e conta com Controle Eletrônico de Estabilidade. Os dados representam tanto o nível de segurança da versão hatch quanto do sedã. Veja os resultados.
Toyota Yaris brasileiro recebe 1 estrela no Latin NCAP
Essa semana, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou uma nova série de resultados com decepcionantes. O Toyota Yaris produzido no Brasil e na Tailândia, com dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão, obteve uma estrela no novo protocolo Latin NCAP.
O modelo popular do segmento B atingiu 41,43% em Proteção de Ocupantes Adultos, 63,85% em Proteção de Ocupantes Crianças, 61,63% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 41,86% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O Yaris para o mercado latino-americano não oferece airbags laterais de cabeça e corpo como é oferecido pelo mesmo modelo para o mercado da Malásia, por exemplo.
Estudo solicita ação imediata por parte da montadora
Durante os testes de segurança houve a abertura da porta lateral durante um impacto. Dessa forma, o programa requer ação imediata por parte da Toyota, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro no caso de um impacto lateral.
Este resulto é válido tanto para a versão hatchback como para a versão sedã e para todas as unidades de produção. O Toyota Yaris oferece equipamentos opcionais em alguns países da América Latina que potencialmente contribuiriam para um melhor desempenho e poderiam ter se tornado padrão em toda a gama de modelos.
Porém, devido à decisão da Toyota no México, a padronização de equipamentos essenciais para melhorar o resultado do Yaris foi afetada negativamente. A Toyota se recusou a avaliar o equipamento opcional para mostrar seu desempenho, o que levanta dúvidas sobre a eficácia dele.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse: (…) é muito decepcionante ter obtido apenas uma estrela, sendo este carro tão popular na nossa região, com uma penetração de mercado muito alta. Em testes anteriores, a marca Toyota teve um recorde de desempenho de segurança muito bom, o que é inevitavelmente maculado por projetar com tão baixa segurança um dos veículos mais acessíveis para os consumidores que a Toyota possui, devido ao risco envolvido em ter um veículo de uma estrela circulando nas ruas de nossa região.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
Toyota Yaris 2019 passa por teste de auditoria
Como parte dos procedimentos regulares, o Latin NCAP realizou o teste de auditoria do Toyota Yaris publicado em 2019. Na época, o modelo conseguiu quatro estrelas para ocupante adulto e quatro estrelas para proteção do ocupante infantil. De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento.
O resultado do teste de auditoria mostra que durante o impacto lateral uma das portas foi aberta e o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR) do passageiro não detectou corretamente o passageiro e, portanto, não alertou sobre o uso do cinto de segurança.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.