Os 6 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil atualmente

Pensando em comprar um SUV automático e que traz um bom consumo? O Garagem360 traz uma lista com os 6 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil

Já faz um tempo que os SUVs fazem sucesso no Brasil. De acordo com a Fenabrave, quatro modelo deste tipo estão entre os mais vendidos desde janeiro (contando apenas os automóveis de passeio). E alguns deles podem ser uma boa opção por serem bastante econômicos. Além de trazer um câmbio automático. Pensando nisso, o Garagem360 traz uma lista com os 6 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil atualmente.

E estes veículos se tornam boas opções neste momento. Isso porque os preços dos combustíveis (principalmente a gasolina) vem crescendo rapidamente. Para montar esta lista, levamos em consideração os dados Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) do Inmetro. Além disso, só aparecerão nesta lista:

  • Carros feitos no Brasil
  • Veículos com transmissão automática
  • Para ordenar os veículos, usamos como base seu consumo em trechos urbanos

Foto: Pixabay.com

Conheça os 6 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil atualmente

1º – Toyota Corolla Cross Hybrid

6 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil

Toyota Corolla Cross Hybrid (Foto: Divulgação/Toyota)

Quem abre esta lista é uma das novidades da categoria em 2021. O Toyota Corolla Cross chegou para ser um dos concorrentes do Jeep Compass. Ele está sendo vendido em quatro versões diferentes. As que mais se destacam no quesito economia de combustível são aquelas que usam o novo sistema híbrido-flex (XRV Hybrid e XRX Hybrid).

Este conjunto traz um motor 1.8L VVT-i 16V Flex (ciclo Atkinson) de 101 cv (etanol) ou 98 cv (gasolina) e 14,5 kgfm. Ele trabalha em conjunto com dois motores elétricos chamados de MG1 e MG2). O sistema pode produzir uma potência combinada de 122 cv.

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 17 km/l (gasolina) e 11,8 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,9 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)

2º – Chevrolet Tracker

6 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil

Chevrolet Tracker (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Na segunda posição está o Chevrolet Tracker. O carro da montadora norte-americana está em sua segunda geração. Lançada no ano passado, esta nova geração trouxe diversas novidades visuais e tecnológicas para este veículo. Uma delas é foi a chegada do motor 1.0 turbo. Este também está sendo usado pela linha Onix e Onix Plus.

Disponível nas versões manual turbo, LT, LTZ e Premier, este propulsor tem potência máxima de 116 cv a 5.500 giros e torque máximo de 16,3 kgfm (gasolina) ou 16,8 kgfm (etanol) a 2.000 rpm. Tirando a versão de entrada, ele vem acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 11,7 km/ (gasolina) e 8,1 km/ (etanol)
  • Estrada: 13,5 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol)

3º – Hyundai Creta 1.0 turbo

6 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil

Hyundai Creta (Foto: Divulgação/Hyundai)

Fechando o pódio, mais uma novidade no mercado. No último mês de agosto, a Hyundai lançou a segunda geração do Creta. Ele passou uma boa mudança na carroceria e o interior ficou mais tecnológico. Este está posicionado entre os SUVs mais vendidos do País. Sem falar que é mais um a usar um motor 1.0 turbo.

Neste caso, estamos falando do 1.0 TGDI 12V Flex, que tem uma potência máxima de 120 cv e torque de 17,5 kgfm. Sua transmissão é a automática de seis velocidades.  Um dos pontos positivos é justamente ser parecido com o HB20 quando assunto é consumo.

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 11,6 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 12km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol)

4º – Toyota Corolla Cross

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

E o Toyota Corolla Cross aparece por aqui novamente. No entanto, agora falaremos das versões XR e XRE. Estes modelos vem equipados com um conjunto mecânico um pouco diferente. Sobre o capô está o motor 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE DOHC (sistema de injeção direta e indireta de combustível). Ele pode gerar uma potência máxima de 177 cv (etanol) ou 169 cv (gasolina) e torque máximo de 21,4 kgfm. A transmissão utilizada por ele é a Direct Shift de 10 velocidades.

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 11,5 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol)
  • Estrada: 12,8 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol)

5º – Honda HR-V 1.5L Turbo

Honda HR-V 1.5L Turbo (Foto: Divulgação/Honda)

Fechando o top 5 desta lista dos SUVs automáticos mais econômicos do Brasil atualmente está o Honda HR-V. O carro foi lançado em 2015 e se tornou um dos principais representantes da categoria dos SUVs compactos. Sua gama é formada por quatro versões diferentes. Sendo que a mais econômica é justamente a mais completa.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

O HR-V Touring está equipado com um motor 1.5L Turbo 16V DOHC Duplo VTC, com potência máxima de 173 cv a 5.500 rpm e torque de 22,4 kgfm entre 1.700 rpm e 5.500 rpm. Um ponto negativo é que ele só pode ser abastecido com gasolina. Sua transmissão é uma automática do tipo CVT.

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 11,4 km/l
  • Estrada: 12,6 km/l

6º – Nissan Kicks

Nissan Kicks (Foto: Divulgação/Nissan)

Por fim, na sexta colocação, está o Nissan Kicks. O carro da montadora japonês está sendo fabricado em Resende-RJ desde o ano de 2016. No começo deste ano, passou por uma pequena reestilização. Este carro se destaca pelo bom espaço interno e pelo porta-malas. Os clientes podem escolher uma das cinco opções que trazem uma transmissão do tipo CVT X-TRONIC.

Já o motor é o mesmo para todas. No caso, estamos falando do 1.6L CVVTCS Flex. Ele pode gerar uma potência máxima de 114 cv a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.

Dados de consumo (segundo o Inmetro)

  • Cidade: 11,3 km/l (gasolina) e 7,6 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,6 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol)
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA