Tags gratuitas da ConectCar, Veloe e Greenpass para carros preocupa corrente
Tags gratuitas de pedágio: serviços deste tipo estão incomodando o líder de mercado, a Sem Parar. Entenda essa história, aqui no Garagem360 !
O mercado de tags de pedágios é bastante concorrido. E os modelos de negócios (tags gratuitas de pedágio) de algumas empresas está incomodando a Sem Parar – que é uma das principais referências.
De acordo com o portal de notícias Estadão Conteúdo, o número de clientes delas estão crescendo. Em especial, por fazerem parecerias com empresas importantes e oferecer gratuidade. Entenda essa história!
Empresas oferecem tags gratuitas de pedágio ameaçam liderança da Sem Parar; entenda!
Estas chamadas tags possuem diversos pontos positivos para os motoristas. A praticidade é um deles. Na hora de viajar, por exemplo, elas podem ser úteis para evitar que você pare em pedágios. No caso, um sistema registra a passagem do veículo (com a tag instalada no vidro do carro) pela praça de pedágio e o valor é repassado para o condutor ao final do mês.
Alguns destes serviços também permitem que as tags sejam usadas em shoppings, mercados e restaurantes. Estima-se que 8 milhões de pessoas possuem o sistema. Isso significa que 20% de todos os carros existentse nos Brasil estão cadastrados em uma das companhias. Um número bastante considerável. Hoje, uma das principais empresas deste setor é a Sem Parar.
No entanto, suas concorrentes não ficam muito atrás. Elas estão cada vez mais oferecendo pacotes de serviços. A ConectCar, por exemplo, anunciou no começo do último mês de setembro uma condição especial para clientes do banco Itaú. Eles não precisarão pagar a mensalidade para usar os serviços da empresa.
“Se a empresa chegar ao mercado 15 anos depois do principal concorrente e fizer a mesma coisa, nunca chegará lá. Acredito que o atual modelo de negócios bateu no teto”, disse Felix Cardamone, presidente da ConectCar.
Outras duas empresas oferecem vantagens que seguem a mesma linha. Estamos falando da Veloe e a Greenpass. No caso desta última empresa, ela oferece a tecnologia para outras empresas e elas montam estratégias específicas para oferece-las aos clientes
Este tipo de negócio é conhecido como white label. Empresas como C6 e Banco Inter já fizeram parcerias com ela. “A tag vai ser commodity e se tornará parte de um portfólio de serviços”, diz João Cumerlato.
O contra-ataque da Sem Parar
Conforme você viu aqui no Garagem360 em setembro, a Sem Parar e a Hyundai firmaram uma parceria recentemente. No caso, a tag da empresa entraria para a lista de equipamentos de série dos modelos HB20 e Creta. Os compradores teriam isenção da mensalidade por quatro meses.
Este tipo de parceria é uma das estratégias que a líder do mercado de tags de pedágio está buscando para se diferenciar de suas rivais. O uso delas em restaurantes famosos também. Recentemente, a Sem Parar lançou um programa de cashback.
Nele, o cliente que gastar mais de R$ 100 em 900 postos cadastrados terá direito a receber 2% do valor de volta. No futuro, este sistema passará a ser usado em estacionamentos e drive-thrus.
“A concorrência é natural, e não podemos esquecer o alto potencial do mercado. Podemos fazer uma analogia com bancos e maquininhas de cartão: olha quantas surgiram”, contou Carlos Gazaffi, presidente da companhia, ao Estadão Conteúdo.
Com informações de Estadão Conteúdo
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.