HB20 leva vantagem devido falta de peças; entenda
O Hyundai HB20 foi o modelo mais vendido em setembro. Veja os demais carros do ranking e como está o acumulado do ano até o momento.
O Hyundai HB20 sempre foi um modelo bem posicionado em seu segmento. Em setembro, por exemplo, ele assumiu a liderança dos carros mais vendidos no mercado brasileiro.
É claro que a liderança se deve os seus atributos, mas o modelo também leva vantagem pelo fato de seus principais concorrentes estarem enfrentando a falta componentes automotivos. Saiba mais!
Crise que atinge alguns modelos zero quilômetro dá ainda mais vantagem ao HB20
O segmento de zero quilômetros tem enfrentado uma crise com a escassez de componentes automotivos, o que tem afetado drasticamente na produção das montadoras.
A ação também afetou o posicionamento de alguns modelos, como o Chevrolet Onix, que perdeu a posição de líder durante a pandemia. O Onix é um dos principais concorrentes do Hyundai HB20.
A escassez dos componentes automotivos tem feito com que muitos consumidores migrem para o segmento de seminovos, o que também tem ocasionado no aumento de preços dos carros do segmento.
Hyundai HB20 assume a liderança dos carros mais vendidos
Como já falamos, o Hyundai HB20 foi o carro mais vendido em setembro. Segundo o levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, durante o nono mês do ano, o hatch emplacou 7.147 unidades.
O resultado dos bons números fez o hatch pular da quinta posição alcançada em agosto, para a primeira colocação em setembro. Em agosto desse ano, o modelo havia emplacado 6.795 unidades. Dessa forma, a diferença entre os meses de agosto e setembro é de 352 unidades.
No acumulado do ano, o Hyundai HB20 emplacou até o nono mês 67.146 unidades. No ranking, enquadram-se automóveis e comerciais-leves.
Se analisarmos a última categoria citada, a qual pertence a Fiat Strada, também houveram alterações. Em setembro, a Fiat Toro superou os números da Fiat Strada e se tornou o modelo comercial leve mais vendido durante o mês.
No pódio geral, que engloba carros e comerciais leves, além do Hyundai HB20, veja quais foram os demais destaques foram respectivamente, bem como o número de unidades emplacadas:
Top 10 carros e comerciais leves mais vendidos em setembro
- Hyundai HB20 – 7.147
- Fiat Toro – 6.852
- Jeep Compass – 6.823
- Fiat Strada – 5.772
- Volkswagen T-Cross – 5.733
- Fiat Argo – 4.911
- Fiat Mobi – 4.574
- Hyundai Creta – 4.550
- Jeep Renegade – 4.503
- Toyota Hilux 4.396
Ao analisar os dados, é possível perceber que, além da ascensão do Hyundai HB20, houve uma queda drástica da até então Fiat Strada, que agora encontra-se em quarto lugar na colocação geral (mesmo com a Fiat sendo a marca que lidera o ranking geral e a Strada seja o mais vendido no acumulado de 2021).
Aproveite e leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
Outro modelo que também atingiu melhor posição em setembro foi o SUV líder em sua categoria o Jeep Compass. O modelo, superou os dados de agosto e ganhou uma posição acima do ranking, indo de quarto para terceiro colocado, com 6.823 unidades emplacadas.
Fiat segue como a marca mais presente no ranking
Outro ponto que deve ser analisado é a presença majoritária da Fiat no ranking dos modelos mais vendidos. Mesmo perdendo a liderança, a marca italiana pertencente ao Grupo Stellantis, é representada em quatro das dez colocações totais.
A Jeep, pertencente ao mesmo Grupo, é representada duas vezes, com os SUVs Compass e Renegade. Hyundai também aparece duas vezes. Por fim, a Toyota e a Volkswagen são representadas apenas uma vez.
Ranking com os 10 carros mais vendidos do Brasil (janeiro a setembro / 2021)
- Fiat Strada (79.613 unidades)
- Fiat Argo (60.507 unidades)
- Hyundai HB20 (59.999 unidades)
- Fiat Mobi (54.949 unidades)
- Jeep Renegade (54.170 unidades)
- Fiat Toro (47.797 unidades)
- Jeep Compass (46.038 unidades)
- Chevrolet Onix (43.304 unidades)
- VW Gol (42.855 unidades)
- Hyundai Creta (42.582 unidades)
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.