Paulistas já podem destinar créditos da NF para o IPVA 2022

Mais uma vantagem na hora de pagar o IPVA 2022. A Secretária da Fazenda de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (05/10) que os moradores do estado irão poder destinar os créditos do programa Nota Fiscal Paulista para pagar o imposto. No entanto, elas precisarão correr, visto que existe um prazo para solicitar o benefício. Sem falar que é preciso fazer um cadastro online.

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

Paulistas já podem destinar créditos da NF para o IPVA 2022

Este é um benefício bastante utilizado pelos paulistas. Ao emitir a nota, você tem direito a alguns benefícios e pode concorrer a diversos prêmios. Uma das vantagens é que  você pode também usar os créditos acumulados com as compras para fazer o abatimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Neste ano, os contribuintes terão até o dia 31 de outubro para isso.

Foto: Pixabay.com

E você não precisará sair de casa para requisitar o benefício. Todo o processo poderá ser feito no site oficial da Nota Fiscal Paulista. Primeiramente, o cadastro será necessário para isso. Depois disso, é só acessar a opção “Utilizar Creditos” no menu chamado “Conta Corrente”. Ao clicar a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”.

O sistema pedirá para você cadastrar o número do Renavam. Após a verificação e confirmação dos dados, você saberá o valor a ser  abatido e valor do crédito disponível. Aqui tem um detalhe importante. Segundo o órgão, você pode escolher se quer pagar o valor total ou apenas uma parte.

Por fim, é só começar os dados da transação, os dados do veículo e seus dados e pessoais e confirmar. Não se esqueça que não será possível usar os créditos para pagar as taxas de outra pessoa. Ou seja, será válido apenas para o veículo da pessoa cadastrada.

Foto: Pixabay.com

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Esta não será a primeira vez que será possível fazer isso. Já faz um tempo que os meses de outubro são reservados para os cadastrados no programa fazerem a solicitação. De acordo com a secretária, 20.846 pessoas fizeram isso no ano passado e foi arrecadado cerca de R$ 1,4 milhão.

Modelo quase parecido com o do Rio Grande do Sul

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

Não serão apenas os paulistas que poderão pedir descontos na hora de pagar o IPVA 2022. Quem mora no Rio Grande do Sul e está cadastrado no Programa Nota Fiscal Gaúcha em até o dia 31 de outubro para fazer compras e atingir 150 notas fiscais. Isso porque você poderá conseguir um desconto de até 5% no valor do imposto.

Vale lembrar que este é um desconto oferecido pelo programa Bom Cidadão. No caso do exemplo gaúcho, o tamanho do desconto será de acordo com o número de notas cadastradas. Caso o contribuinte registre entre 51 e 99 notas, o desconto será de 1%. A redução será de 3% se o contribuinte fazer o registro de 100 a 149 notas.

IPVA 2022
Foto: Obi Onyeador/Unsplash.com

Por fim, quem conseguir juntar 150 ou mais notas terá o desconto completo de 5%. No entanto, o interessado terá que pagar a taxa do IPVA até o dia certo. O calendário do IPVA 2022 ainda será divulgado. A expectativa deste ano é que o valor do imposto seja maior. Isso porque os preços dos carros 0km cresceram muito.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar