Novo BMW X3 chega ao Brasil; conheça as 3 versões híbridas plug-in
O novo BMW X3 chega ao mercado brasileiro trazendo algumas inovações importantes. A principal delas é a presença de um sistema híbrido Plug-In.
Gosta de carros híbridos e SUVs? Saiba então que o novo BMW X3 atende estes dois requisitos. Sua mais recente reestilização chega ao mercado brasileiro trazendo algumas inovações importantes. A principal delas é a presença de um sistema híbrido Plug-In. Custando a partir de R$ 399.950, o carro estará sendo vendido em três versões. Todas com motor eletrificado.
Este novo lançamento chega ao Brasil alguns meses após ser apresentado no mercado europeu. E já possui a importante missão de ser o segundo jipe da marca a ser oferecido com versões híbridas em terras brasileiras. Além do novo X3, a BMW ainda vende o X5 Plug-In Hybrid. Sem falar dos sedãs Série 3, da Série 5 e da Série 7.
A gama será formada por três versões. A mais em conta é o X3 xDrive 30e X-Line, que custa R$ 399.950 (preço sugerido). Já o modelo X3 xDrive30e M Sport tem preço sugerido de R$ 439.950. Por fim, custando R$ 449.950, o modelo X3 xDrive30e M Sport Launch Edition está posicionado como o modelo mais caros. As três possuem detalhes específicos e são fabricadas na cidade Spartamburg, localizada nos Estados Unidos.
Novo BMW X3 chega ao Brasil; conheça as 3 versões híbridas plug-in
Boa parte de suas mudanças atingiram o visual. A grade frontal “duplo-rim”, por exemplo, ficou maior e ganhou uma moldura. O para-choque também é um pouco diferente do modelo interior. Outro ponto que passou por alterações foi o conjunto óptico. Enquanto os faróis dianteiros ficaram mais estreitos e afilados, as lanternas traseiras de LED possui um design 3D.
E estes itens podem variar de acordo com a versão. Buscando ter um visual mais off-road, o X3 xDrive30 X-Line traz para-choques com detalhes em alumínio. Sendo que na dianteira, ele traz entradas de ar verticais nas pontas e moldura nas saídas de escapamento na traseira. O carro ainda traz soleiras com partes em alumínio, faróis de LED e rodas de liga leve Y Spoke (20 polegadas).
Já o modelo X3 xDrive30 M Sport é feito para quem quer um carro mais esportivo. Para cumprir este objetivo, ele traz grade, para-choques e molduras dos vidros na cor preta High Gloss. Uma mudança com relação ao modelo acima é que este traz saídas de ar nos para-lamas frontais diferentes.
Além disso, saídas de ar laterias e molduras das saídas dupla de escape foram pintadas na mesma cor preta High Gloss. Os faróis Laserlight também dão um toque mais esportivo no modelo. Por último, o X3 xDrive30e M Sport Launch Edition chega com grade frontal preta.
Interior confortável e tecnológico
Um ponto que as três versões do novo BMW X3 compartilham é o conforto dos ocupantes. Este é um carro que oferece bastante espaço interno. Além disso, o porta-malas de 450 litros pode ser útil na hora de fazer compras. Já os bancos esportivos possui revestimento em couro e dois tons podem ser selecionados (Preto ou Mocha). Sem falar do ar-condicionado de três zonas e do teto solar panorâmico.
Pensando na tecnologia, o carro traz duas grandes telas de 12,3 polegadas. A primeira (atrás do volante) é o painel de instrumentos digital. Já a central multimídia iDrive está ao centro. O condutor e os ocupantes podem usufruir de todas as funções do BMW Connected Drive. Sem falar da conectividade com a Amazon Alexa.
Ainda é possível emparelhar seu smartphone (Android Auto e Apple CarPlay) e usar a assistente pessoal da marca (BMW Intelligent Personal Assistant). O modelo BMW X3 M Sport traz uma nova tecnologia de reconhecimentos de gestos. Dentre os equipamentos de segurança e assistência, destaque para o Parking Assistant, o sensor de ponto cego, o aviso de tráfego cruzado e os seis airbags. Todos de série desde a versão de entrada.
Conjunto mecânico
O grande atributo das três versões do novo BMW X3 está sob o capô. Elas trazem consigo um sistema híbrido formado por dois motores (um a combustão e outro elétrico). O primeiro é o 2.0 TwinPower Turbo, que pode gerar uma potência de 184 cv e torque de 350 Nm. Junto com o propulsor eletrificado, a potência combinada será de 292 cv e torque de 420 Nm.
Eles estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades. Destaque ainda para a tração integral xDrive. De acordo com a montadora, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.
Este veículo pode ser conduzido exclusivamente no modo elétrico. No modo eDrive, a autonomia será de 46 km (ciclo WLTP) ou 55 km (NEDC). Usando um Wallbox, você pode recarregar a bateria em em três horas. Já usando um carregador portátil de 120V, este tempo será de 9 horas (5h30 com 220V).
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.