Carros voadores: Azul e Gol prometem modelo para 2025
A Gol e a Azul pretendem lançar até 2025 uma linha de carros voadores. São táxis aéreos elétricos que visam mudar a mobilidade urbana, veja!
Carros voadores podem se tornar realidade em 2025, ano em que a GOL pretende lançar no Brasil cerca de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, também chamadas de VAX4 eVTOL, veja mais!
Carros voadores serão realidade no Brasil?
O filme De Volta para o Futuro, lançado em 1985, fez com que o imaginário de muitas pessoas visualizasse o cenário do futuro de forma muito além da realidade. No entanto, saindo direto dos filmes de ficção cientifica, para o cenário atual, os carros voadores podem se tornar realidade antes mesmo do que imaginamos, em 2025. Pelo menos é o que as companhias áreas Azul e GOL prometem.
A GOL Linhas Aéreas, em conjunto com o Grupo Comporte, uma entidade de seu acionista controlador, anunciaram que assinaram um protocolo de intenções não-vinculante com a empresa irlandesa Avolon, para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, trata-se do VAX4 eVTOL.
Assumindo que a aeronave seja certificada e que as suas entregas aconteçam com sucesso, a Companhia espera iniciar operações com uma malha aérea brasileira usando aeronaves VAX4 eVTOL em meados de 2025. Ou seja, em quatro anos.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
O que sabemos sobre o carro voador VAX4 eVTOL
Criada pela empresa britânica Vertical Aerospace, a aeronave VAX4 eVTOL será uma espécie de taxi aéreo operado pela companhia. As aeronaves são consideradas um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento.
O acordo com a Avolon e o Grupo Comporte faz parte, também, da estratégia comercial da GOL de expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos.
Sobre suas capacidades, o táxi aéreo VA-X4 pode transportar até cinco pessoas, sendo quatro passageiros e um piloto. Sua autonomia tem um alcance total de 160 km e a velocidade máxima é de 320 km/h. A aeronave também produz cem vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso.
A Vertical Space, criadora do carro voador pretende mudar a mobilidade aérea urbana para uma nova gama de passageiros e transformar o jeito como as pessoas viajam.
O primeiro passo da nova parceria é a realização de um estudo de viabilidade, incluindo a certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais.
A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Companhia iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025. Não foram divulgadas informações sobre quanto irá custar uma viagem com o táxi aéreo da Gol.
A Azul não fica para trás
A Azul também está de olho no mercado de táxi aéreo. A empresa também tem planos de lançar o serviço em 2025. Nesse caso, as aeronaves da Azul serão compradas de uma empresa alemã, a Lilium. A companhia aérea afirmou que está investindo cerca de R$ 5 bilhões no projeto.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.