Volkswagen Nivus chega para lançar tendência; confira preços, versões, equipamentos e ficha técnica

Confira os preços, fotos e vídeos, motorização e consumo de cada versão do Volkswagen Nivus, que tem lançamento para 2021.

Volkswagen Nivus chega para lançar tendência; confira preços, versões, equipamentos e ficha técnica

Volkswagen Nivus 2021 chega para lançar tendência; confira preços, versões, equipamentos e ficha técnica (Imagem: Reprodução Volkswagen)

O sub-segmento dos SUVs cupês era habitado com exclusividade por marcas de luxo até pouco tempo. A categoria de carros com essa pegada “altinho” — tradicional dos utilitários esportivos —, mas com linhas de modelos esportivos, pode ter surgido em 2008, com o BMW X6 e mais tarde com os Mercedes-Benz GLE Coupé e GLC. Demorou para que uma marca popular investisse em modelos assim pensando na maior parcela dos consumidores.

Mas por aqui essa espera terminou em julho, data em que a Volkswagen lançou o Nivus 2021. O SUV derivado do hatch Polo entrega agressividade do seu desenho para um novo perfil de consumidor e, de quebra, acerta em cheio ao chegar mais bem equipado e tecnológico que a maioria dos rivais na mesma faixa de preço. Mais até que o seu rival dentro da própria Volks, o irmão T-Cross.

O exemplo de melhoria em relação aos concorrentes está na central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, que utiliza o novo sistema desenvolvido pela marca exclusivamente para o Brasil.

Interior do modelo tem central multimídia de 10,1 polegadas (Imagem: Reprodução Volkswagen)

A tecnologia traz para o carro uma proposta similar a de um aparelho de celular. Há ainda controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), exclusividade do Nivus na sua faixa de preço que começa em R$ 89.150 na versão Comfortline 200 TSI 2021 e vai a R$ 102.050 na Highline.

A lista de itens inclui já na versão inicial:

  • Seis airbags;
  • Controles eletrônico de estabilidade e de tração tração;
  • Assistente de partida em rampas;
  • Bloqueio eletrônico do diferencial;
  • Piloto automático;
  • Faróis Full-LED com luz diurna de LED

Design e espaço interno do VW Nivus

Além das tecnologias embarcadas, a principal arma do Nivus contra os rivais é seu visual. O modelo se destaca por suas linhas acentuadas, caimento suave do teto na parte traseira, vincos no capô e traseira mais acentuada. Por falar nessa parte, ali atrás está outro ponto positivo do modelo: o porta-malas de 415 litros (32 litros maior que a do T-Cross).

Nas outras medidas, o modelo se parece com o irmão de plataforma Polo. São 4,26 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 m de altura e entre-eixos de 2,56 m. O vão em relação ao solo é de (176 mm), superior à encontrada do hatch.

Motorização do Nivus 2021

No quesito motorização, a Volkswagen resolveu não inventar e economizou para não elevar tanto os preços. A maneira encontrada foi colocar o motor 1.0 turbo, conhecido como 200 TSI, que entrega 128 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e torque máximo de 20,4 kgfm a 3.500 giros. O propulsor está sempre acoplado à transmissão automática de seis velocidades TipTronic, com conversor de torque.

nivus

Motor 1.0 TSI é o mesmo equipado em versões de Polo, Virtus e T-Cross (Imagem: Reprodução Volkswagen)

Com esse conjunto, o modelo é capaz de chegar aos 100 km/h em 10 segundos e pode alcançar a velocidade máxima de 189 km/h. Para controlar a disposição, o SUV tem direção elétrica e freio a disco nas quatro rodas.

Consumo do Nivus

O consumo do modelo 2021, segundo o Inmetro, é de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, com etanol. Já na gasolina, o consumo fica na casa dos 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

O modelo é vendido em seis opções de cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone. As duas últimas criadas exclusivamente para o modelo.

Lista de equipamentos de todas as versões do Nivus 2021

VW Nivus Comforline 200 TSI (R$ 89.150):

Conforto e conectividade: Ar-condicionado manual com saídas traseiras, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5″, chave com comando remoto, câmera de ré, retrovisor externo com tilt-down do lado direito, computador de bordo, apoio de braço central com porta-objetos, direção elétrica e ajuste de altura e distância para o volante, banco traseiro bipartido e rebatível, sensores traseiros de estacionamento, suporte para smartphone com entrada USB para carregamento, travas, vidros e retrovisores elétricos, grade dianteira cromada, iluminação do porta-malas, luzes de leitura dianteiras e traseiras e rodas aro 16 Troia com pneus 205/60 R16.

nivus

Segurança: Controle de Estabilidade (ESC) com diferencial XDS, seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, assistente para partida em rampas (Hill Hold), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, faróis com função “Coming & Leaving home”, faróis full-LED com luzes de condução diurna em LED, lanternas traseiras em LED, retrovisores externos com luz de direção integrada e piloto automático.

VW Nivus Highline 200 TSI (R$ 102.050):

Conforto e conectividade: ar-condicionado digital, sistema multimídia VW Play com tela de 10″, entrada USB no console central (perde o suporte para smartphone com tomada), antena no teto 8ZG, bancos em couro sintético, espelho retrovisor externo rebatível eletricamente, painel de instrumentos digital, rodas aro 17 Cassino com pneus 205/55, porta-luvas refrigerado, sensor de estacionamento dianteiro, sistema Kessy (chave presencial), tapetes em carpete, volante multifuncional em couro com aletas para trocas de marcha.

nivus

Segurança: ACC (piloto automático adaptativo), frenagem automática de emergência, faróis de neblina em LED com função “cornering”, retrovisor interno eletrocrômico, indicador de pressão dos pneus, sensores de chuva e crepuscular, detector de fadiga, frenagem pós-colisão.

Ficha técnica do VW Nivus

  • Preço: a partir de R$ 89.150
  • Motor: 1.0 200 TSI, três cilindros em linha, flex, turbo
  • Potência máxima: 128 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
  • Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
  • Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
  • Freios: Discos ventilados (dianteiros) / sólido (traseiros)
  • Pneus: Liga leve aro 16 e pneus 205/55 R16 (Comfortline), liga leve aro 17 205/55 R17 (Titanium)
  • Dimensões: 4,27 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,57 m (entre-eixos), 52 litros (tanque), 415 litros (porta-malas)
  • Consumo:: 7,7 km/l (cidade/etano) e 9,4 km/l (estrada/etanol), 10,7 (cidade/gasolina) e 13,2 km/l (estrada/gasolina)
  • 0 a 100 km/h: 10 segundos
  • Velocidade máxima: 189 km/h

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Da Redação
Escrito por

Da Redação

ASSISTA AGORA