Picapes que ficaram mais caras na pandemia

Nos últimos tempos, vários modelos 0km foram afetados pelo aumento nos preços. Veja lista com as picapes que ficaram mais caras na pandemia!

As picapes nunca saíram de moda aqui no Brasil. Isso porque elas podem ser práticas na hora do trabalho pesado e oferecem bastante conforto para os ocupantes. Por isso, o mercado é bastante disputado. Mas nos últimos tempos, elas também acabaram sendo afetadas pelo aumento nos preços dos carros 0km. Veja a partir de agora as picapes que ficaram mais caras na pandemia.

E vários fatores podem ajudar a explicar este fenômeno. O principal deles é a crise de semicondutores. Ela atingiu várias marcas importantes. De acordo com o portal Uol, as picapes 0km tiveram um crescimento de 0,81% em seus preços. Um dos efeitos foi o crescimento da inflação média de veículos. Claro, contando o período da pandemia (março 2020 – agosto 2021).

Picapes que ficaram mais caras na pandemia

Nissan Frontier Attack 4×4 2.5 (Foto: Divulgação/Nissan)

Picapes ficaram mais caras na pandemia; veja quais são!

Em parceria com a KBB Brasil, o site especializado divulgou uma lista com os modelos que ficaram mais caras na pandemia. Para a produção deste ranking, eles levaram em conta a configuração que teve o maior aumento no período.

Quem lidera este ranking é a configuração mais barata da Chevrolet S10. Mais precisamente a versão Advantage 4×2 2.5. Ela traz sob o capô o motor 2.5 Ecotec, que está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades.

De acordo com a Kelley Blue Book Brasil, seus preços tiveram um crescimento de 67,42%. Em março do ano passado, ela custava R$ 89 mil. Já em agosto, o preço registrado foi de R$ 149 mil.

Toyota Hilux SRV 4×4 (Foto: Divulgação/Toyota)

Logo atrás vem outro sucesso de vendas. O preço cobrado pela  Toyota Hilux SRV 4×4 era de R$ 178.200 em março do ano passado. Agora, ela passou a custar R$ 248.000. Ou seja, um crescimento de 39,17% no período. Está é uma das versões mais completas do veículo. Ela traz sob o capô o motor D-4D 2.8 L 16V Turbodiesel.

Fechando o pódio está a única picape compacta do ranking. A veterana Volkswagen Saveiro Robust 1.6 é uma das picapes mais baratas do País. Em março de 2020, ela estava custando R$ 48.672. Já no mês passado, estava custando R$ 67.725. Isso significa uma variação de 39,15%.

Picapes que ficaram mais caras na pandemia

VW Amarok Highline Extreme 4×4 3.0 V6 (Foto: DIvulgação/VW)

Na quarta posição, outra picape da montadora alemã. Trata-se da VW Amarok Highline Extreme 4×4 3.0 V6. Os preços da picape mais rápida do País tiveram um aumento de 36,70% no período. Fechando o pódio está a Nissan Frontier Attack 4×4 2.5. Este carro é feito na Argentina. Neste caso, o crescimento foi de 31,21%.

Picapes médias fecham a lista

Picapes que ficaram mais caras na pandemia

Fiat Toro Endurance 1.8 (Foto: Divulgação/Fiat)

No mercado brasileiro, existem duas opções de picapes médias. Estamos falando da Fiat Toro e do Renault Duster Oroch. E estas duas aparecem entre as picapes que ficaram mais caras durante a pandemia.

O modelo da marca italiana aparece na sétima posição. A versão que aparece na lista foi Fiat Toro Endurance 1.8, que teve um aumento de 24,89% em seus preços. Só para ter uma ideia, estes valores pularam de R$ 88 mil (março de 2020) para R$ 109.900 (agosto de 2021). Esta configuração é a mais barata da linha atualmente.

Renault Duster (Foto: Divulgação/Renault)

Enquanto isso, o modelo francês, levando em conta a versão de entrada Express 1.6, está 24,72% mais cara. Seu preço, que era de R$ 68.546 no começo do ano passado, passou para R$ 85.490 no mês passado.

Veja abaixo a lista completa das picapes que ficaram mais caras na pandemia

  1. Chevrolet S10 Advantage 4×2 2.5: +67,42% (Preço em março de 2020: R$ 89 mil; Preço em agosto de 2021: R$ 149 mil)
  2. Toyota Hilux SRV 4×4 2.8: + 39,17% (Preço em março de 2020: R$ 178.200; Preço em agosto de 2021: R$ 248.000)
  3. Volkswagen Saveiro Robust 1.6: +39,15% (Preço em março de 2020: R$ 48.672; Preço em agosto de 2021: R$ 67.725)
  4. Volkswagen Amarok Highline Extreme 4×4 3.0 V6: +36,70 (Preço em março de 2020: R$ 208.480; Preço em agosto de 2021: R$ 285 mil)
  5. Nissan Frontier Attack 4×4 2.5: +31,21% (Preço em março de 2020: R$ 149 mil; Preço em agosto de 2021: R$ 195.500)
  6. Ford Ranger XLT 4×4 3.2: +28,49% (Preço em março de 2020: R$ 172 mil; Preço em agosto de 2021: R$ 221 mil)
  7. Fiat Toro Endurance 1.8: +24,89% (Preço em março de 2020: R$ 88 mil; Preço em agosto de 2021: R$ 109.900)
  8. Renault Duster Oroch Express 1.6: +24,72% (Preço em março de 2020: R$ 68.546; Preço em agosto de 2021: R$ 85.490)

Com informações de KBB Brasil e e UOL Carros

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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