Testamos: JAC E-JS1, o elétrico mais barato do Brasil
Conheça o novo JAC E-JS1, um city car urbano elétrico. Ele tem preço de R$ 149.990 e é feito em parceria com a Volkswagen.
A JAC trouxe de forma oficial no mercado nacional, o E-JS1, um city carro elétrico que integra a família de EV’s da marca chinesa. O modelo é desenvolvido em parceria com a Volkswagen.
Com o lançamento oficial de E-JS1, o veículo torna-se o carro elétrico mais barato do Brasil, desbancando o Renault Zoe. A diferença entre ambos, chega a ser de R$ 80 mil. Tivemos a oportunidade e testar e conhecer de perto o city car. Veja as impressões!
Motorização do JAC E-JS1
Desde já, vamos falar do ponto de destaque do modelo, o motor elétrico. Aqui não há espaço para híbridos. A JAC integra ao E-JS1 um motor 100% de 45kW. O mesmo possui potência de 62 cv de torque de 15,3 kgf,m. Esse é entregue desde o primeiro momento.
Sobre a velocidade máxima, o compacto atinge 110 km/h facilmente. No entanto, esse valor é limitado eletronicamente. O de 0 a 100 km/h é feito em 10,7 segundos.
A autonomia de 300 km é relativa
Algo importante de destacar é a autonomia de 300 km. Para chegar a esse dado, o condutor deve ter em mente que um carro elétrico necessita de algumas atenções a mais para que ele não te deixe na mão.
Como já falado, a velocidade máxima é de 110 km/h, no entanto, a proposta do modelo é ser um carro para uso urbano, onde a velocidade média é de 50 km/h, até menos em trechos de trânsito intenso. Fora essas condições, ao acelerar demasiadamente com o modelo, a autonomia será reduzida.
Então lembre-se: quanto maior a velocidade, menor a autonomia.
No entanto, mesmo com esse adendo, o carro não foge do esperado, pelo contrário. No comparativo no quesito capacidade de percurso, o compacto da JAC está melhor colocado que o Mini Cooper SE e o Nissan Leaf, que possuem 234 km e 272 km de autonomia respectivamente.
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O lançamento ainda fica atrás do Fiat 500e, do Renault Zoe e do Chevrolet Bolt, que possuem autonomia de 320 km, 385 km e 416 km.
No momento do teste, em um misto de cidade e estrada, rodamos cerca de 60 km com o JAC E-JS1, a velocidade variou entre 30 km/k e 110 km/h (afinal, precisávamos saber das capacidades totais do veículo). Dessa forma, ao sair com a carga completa, foi gasto cerca de 25% da autonomia total do JAC E-JS1.
Consumo do JAC E-JS1
Segundo a montadora, o city car tem um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, dessa forma, o E-JS1 oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.
Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km. “Encher o tanque” por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico! O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.
Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.
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Considerações ao dirigir
Conduzir um elétrico é uma experiência diferente. Não há o som do motor para te indicar que o carro está ligado, ou um câmbio para a troca de marcas. (nem aletas atrás do volante).
Porém, a condução é confortável e a suspensão do veículo está apta às estradas e ruas brasileiras. As aceleradas são dinâmicas e ágeis, já a frenagem é sensível e responde de forma rápida, até demais em alguns casos.
Ainda nesse quesito, obviamente o conforto acústico é um ponto positivo, no entanto, a acústica é prejudicada pelos sons externos que invadem o veículo facilmente.
O Design externo do JAC E-JS1
O compacto com certeza chama atenção por onde passa, suas proporções e cores diferenciadas são os responsáveis por isso.
Por se tratar de um carro para uso urbano, as dimensões enxutas é um padrão. O carro tem 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, já as rodas são de 14”.
Outro diferencial é o para-choque fechado, já que estamos falando de um modelo elétrico que não necessita de entradas de ar. Na traseira, o destaque é todo das lanternas em bloco que saltam da lataria.
O interior básico e com console limpo
No interior, as cores externas invadem a cabine. Além disso, os bancos frontais possuem estilo esportivo. O ajuste do mesmo é feito de forma manual. Aqui, eles serão entregues em couro, no entanto, a versão de teste apresentava bancos em tecido.
O painel de instrumentos é substituído por uma tela de 6,2”, onde apresenta a autonomia restante, porcentagem da bateria, velocidade atual e demais informações. A central multimídia é composta por uma tela de 10,25” totalmente sensível ao toque.
A central possui espelhamento por Android Auto e Apple Car Play. No carro de teste, toda a central estava em chinês sem opções de mudança do idioma. Espera-se que a versão oficial já esteja atualizada.
JAC E-JS1 | |
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Motor | Elétrico de 45 kW |
Potência/Torque | 62 cv / 15,3 kgf,m |
Transmissão | automática |
Suspensão | |
Consumo | 9,6 kW/h a cada 100 km - autonomia de 300 km |
Roda e Pneus | 165/65 R14 |
Freios | |
Peso | 118 km |
Dimensão | 3650 x 1670 x 1540 |
Capacidade | Porta malas: 121 litros |
Preço | R$ 149.990 |
JAC E-JS1 | |
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Conjunto mecânico | ★★★★☆ |
Espaço interno | ★★★☆☆ |
Tecnologia | ★★★★☆ |
Conectividade | ★★★★☆ |
Acabamento | ★★★☆☆ |
Impressões ao volante | ★★★★☆ |
Vale a pena comprar? | ★★★★☆ |
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.