EcoSport: Analistas reprovam fim das vendas nos EUA; entenda

Nos Estados Unidos, onde ele é vendido desde 2018, especialistas dividem as opiniões sobre fim do Ford EcoSport, que poderá ser 2022.

Um ano difícil para o Ford EcoSport. Nos primeiros meses de 2021, o veículo saiu de linha no Brasil por conta do fechamento das fábricas da montadora. Meses depois, o mesmo aconteceu na Índia. Já nos Estados Unidos, onde ele é vendido desde 2018, especialistas dividem as opiniões sobre fim  do SUV compacto, que poderá ser 2022.

Na última quinta-feira (09/09), a montadora anunciou o fechamento de todas suas fábricas no país asiático. Elas estavam localizadas na cidades de Sanand e Chennai. Assim como aconteceu por aqui no começo do ano, os modelos da Ford feitos por lá sairão de linha. Este é o caso do EcoSport, do Aspire, do Figo, do FreeStyle e do Endeavor.

EcoSport

Ford EcoSport (Foto: Divulgação/Ford)

EcoSport e o fim das vendas nos EUA: o que analistas dizem

E isso pode afetar o mercado dos EUA, visto que o SUV compacto vendido no País é importado da Índia. Por lá, o modelo de segunda geração chegou as lojas em 2018. Uma reportagem feita pelo jornal “Detroit Free Press”  entrevistou analistas de mercado para saber o que eles acham sobre o fim das vendas do veículo no País.

EcoSport

Ford EcoSport (Foto: Divulgação/Ford)

Aproveite e veja também: Tudo sobre o Nissan Kicks 2022 Preços, Ficha Técnica e Mais!

De acordo com o site, ele irá parar de ser importado no meio do ano que vem. Um dos entrevistados foi Maeva Ribas, gerente de pesquisa de design e estratégia da The Carlab Inc.  De acordo com ela, o “EcoSport nunca foi realmente adequado para o consumidor americano”. A gerente ainda diz: “A Ford está apenas corrigindo um equívoco. O Ecosport não pertence aos Estados Unidos”.

Karl Bauer, analista executivo a iseecars.com, também fez sua análise: “Foi um dos mais vendidos no Brasil e extremamente competitivo, desejável e bem-sucedido. Mas a Ford nunca fez nada para atualizá-lo”, disse ele.

EcoSport

Ford EcoSport (Foto: Divulgação/Ford)

“E passou de um dos carros mais vendidos no Brasil a superado por todos os concorrentes. Depois de se tornar não competitivo no Brasil, a Ford o trouxe para cá – para os EUA. Só não consegue competir nesse mercado”, completou.

 

Competidor do Maverick? 

Novo Ford Maverick (Foto: Divulgação/Ford)

Algumas pessoas ficaram surpresas com as notícias sobre o Ford EcoSport. Uma delas foi John McElroy. Ele é apresentador do “Autoline After Hours”, um podcast e webcast do País. “Achei que seria um sucesso. Pequenos crossovers têm sido um segmento realmente quente, mas talvez não tão pequeno”.

McElroy ainda diz também que o jipe compacto pode ser visto como um competidor do Ford Maverick. A picape começou a ser vendida recentemente no País. Seus preços são bastante parecidos com o modelo importado da Índia. Vendido em três versões diferentes, a camionete está custando entre US$ 19.995 e US$ 25.490.

Já o SUV custa um pouco mais. Na linha 2022, quatro opções de acabamento estão disponíveis. Os preços partem de US$ 20.395 (modelo S) e vão até US$ 28.155 (modelo SES).

Vendas em baixa

EcoSport

Ford EcoSport (Foto: Divulgação/Ford)

Veja também: Tudo sobre o Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil! 

Nos últimos anos, seus números de vendas foram pouco empolgantes. Desde sua chegada, ele vendeu 54.348 unidades (em 2018), 67.708 unidades (em 2019) e 60.544 unidades (em 2020). De acordo com Erich Merkle, analista de vendas da Ford no local, houve uma queda de 22% ao compararmos as todas vendas que aconteceram entre janeiro e agosto deste ano com o mesmo período do ano passado.

Agora o que nos resta é esperar os próximos passos. A matriz da Ford ainda não declarou nada sobre o assunto. Além disso, resta saber se o mesmo acontecerá na Europa, onde é feito na Rússia.

Com informações de Detroit Free Press

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA