Hyundai é a marca que tem seminovos mais valorizados, diz startup
Entre os seminovos das 13 principais marcas do país, modelos 2021, houve uma valorização média de 15,97%. A Hyundai é a marca mais valorizada.
No segmento de seminovos, os 555 automóveis e comerciais leves das 13 principais marcas do país, obtiveram juntas uma valorização média de 15,97 %. Entenda o motivo e veja a posição da Hyundai e das demais 12 marcas no ranking geral.
Valorização de 15,97 % nos seminovos; Hyundai é a “líder”
Desde o início de 2021, um conjunto de fatores tem impulsionado a valorização dos carros seminovos do país, principalmente com até dois anos de uso: a alta nos preços dos zero km, que acaba também elevando as cotações dos usados, e as filas de espera de alguns modelos, provocadas pela produção reduzida em razão da falta de componentes na linha de montagem.
Veja também: Venda de carro 0 km cai 5 % em agosto
Através de um levantamento, a startup Mobiauto apurou que os 555 automóveis e comerciais leves das 13 principais marcas do país, modelos 2021, proporcionaram uma valorização média de 15,97% entre janeiro e agosto desse ano.
“O levantamento é vital para o consumidor brasileiro, uma vez que a alta geral nas cotações dos seminovos pode causar certa ilusão. Você comprou o carro em janeiro por R$ 50 mil e, hoje, ele vale R$ 55 mil. Só que isso representa somente 10% de alta, enquanto o mercado total subiu cerca de 16%. (…)”, explica o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr.
Marcas mais valorizadas no segmento de seminovos; Hyundai leva a “melhor”
Entre as marcas que mais valorizaram durante esse ano, a Hyundai é a primeira colocada com 20,20%, seguida da Honda e Toyota com 19,10% e 18,50% respectivamente.
Confira abaixo a lista das 13 marcas e seus respectivos índices de valorização entre janeiro e agosto de 2021, lembrando que a média geral é de 15,97%.
- Hyundai 20,20%
- Honda 19,10%
- Toyota 18,50%
- Fiat 18,20%
- Nissan 18,00%
- Jeep 17,30%
- Volkswagen 16,80%
- Chevrolet 16,70%
- CAOA Chery 14,60%
- Ford 13,60%
- Renault 13,30%
- Peugeot 10,90%
- Citroën 10,40%
Consumidor brasileiro está mais exigente
Para Castro Jr., a ótima performance da marca de origem sul-coreana mostra o quanto o consumidor brasileiro está exigente, pois retrata a receptividade do público a uma das montadoras que mais investiu no segmento de compactos nos últimos anos, posicionando seus principais modelos sempre entre os mais vendidos. “Carro que vende bem zero km também costuma ter boa performance como seminovo”.
Ele destaca o fato de a Hyundai, além do line-up constantemente atualizado, tem trabalhado muito bem o pós-venda. “Além de dar 5 anos de garantia, a marca trabalha com cesta de peças de reposição com preços competitivos e tem erguido a fama de produzir carros confiáveis. Repare que ela desbancou até as duas tradicionais marcas japonesas, que são Honda e Toyota, nos índices de valorização”.
A queda das montadoras “tradicionais”
Um dado interessante é que das cinco marcas melhor posicionadas no ranking, somente a Fiat (4ª colocada no geral, com 18,20%) pertence ao tradicional grupo das marcas pioneiras no país, junto com VW (7ª posição, 16,80%), Chevrolet (8ª, 16,70%) e Ford (10ª, 13,60%), sendo esta última a única a se colocar abaixo da média geral.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.