Seguro para carro: Proteste avaliou 10 serviços; veja o qual foi o melhor!

PROTESTE avaliou dez seguradoras diferentes. A grande vencedora do comparativo é a Allianz. Veja também como contratar um seguro para carro!

O seguro para carro é bastante importante. Em casos de furtos ou em acidentes, o serviço pode garantir para o cliente o pagamento de um valor para custear danos. Mas qual deles é o melhor? Segundo o PROTESTE, que fez a avaliação de de dez seguradoras diferentes, ela é a Allianz.

Seguro para carro

Foto: Pixabay.com

Seguro para carro: Proteste avaliou 10 serviços; veja o qual foi o melhor!

A entidade responsável pelo teste atua no segmento de Defesa do Consumidor. De acordo com ela, foram avaliadas 237 cotações de seguros. Elas foram feitas pela vencedora e por outras nove seguradoras. Agora, a empresa alemã receberá o selo Melhor do Teste. A seguradora do Velho Continente surgiu em 1860 e está presente em várias partes do mundo.

Todas as companhias avaliadas atuam em algumas das capitais brasileiras. Para chegar a esta conclusão, o PROTESTE fez a simulação de 30 cenários diferentes. Eles consideraram modelos de veículos e tipos de condutor.

Foto: Pixabay.com

Cinco cidades foram escolhidas para fazer as simulações. São elas: São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG. Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS e Salvador-BA. Além disso, a empresa listou sete critérios que foram observados durante a avaliação:

  • Exclusões: aquelas situações onde a seguradora não precisam pagar indenização
  • Âmbito territorial: se o seguro é válido para todo o País
  • Bõnus: um preço promocional para quem não sofre tantos acidentes
  • Franquia: foi avaliado as coberturas que o segurado precisa pagar a franquia
  • Assistência 24 horas; quais são os serviços oferecidos no pacote básico
  • Liberdade de escolha da oficina: possibilidade de realizar o conserto fora da credenciada)
  • Prazo para o pagamento da indenização integral: se cumprem as regras de tempo estipuladas em lei

De acordo com a empresa, três pontos foram os mais preocupantes. Eles são: exclusões, franquia e bônus. A empresa entende que “em muitos casos, faltam informações precisas para o cliente entender quais são as condições da apólice”.

Como funciona o seguro?

Seguro para carro

Foto: Scott Graham/Unsplash.com

Com foi dito acima, o seguro para carro é bastante importante. Principalmente em casos de furto e acidentes. Mas você precisa tomar alguns cuidados na hora de contratar o serviço. Isso porque os valores podem variar de empresa para empresa. Sem falar nas regras de uso.

Ele é separado em dois tipos de cobertura. A cobertura básica (também chamada de cobertura compreensiva) é aquela que abrange alguns prejuízos. Principalmente os decorrentes de colisão, incêndio, enchentes e roubos.

Enquanto isso, os adicionais são diversos. De acordo com a PROTESTE, uma apólice interessante tem que cobrir:

  • Reponsabilidade Civil Facultativa (RCF) para danos materiais
  • RCF para danos corporais: ele indeniza pessoas que sofrem danos físicos
  • Acidentes Pessoais de Passageiros: se alguns do passageiros (do próprio veículo) falecer ou ficar em situação de invalidez
  • Assistência 24 horas: outros imprevistos

Vale lembrar que na hora de acionar o seguro, o segurado precisa estar com a identidade em mãos. Além do número da apólice. O concerto será feito por uma oficina credenciada. Sem falar que empresas costumam avaliar diversos critérios para chegar ao valor do seguro.

Franquia, Indenização integral e assistência 24h

Seguro para carro

Foto: Pixabay.com

Na hora de contratar um seguro para carro, você também precisa entender algumas regras que podem aparecer nos contratos. A franquia, por exemplo, é uma regra onde fica determinado qual será o valor que o cliente terá que pagar em caso de sinistros (a parte dele, no caso). Ele ficará determinado no contrato. Vale ressaltar que só é válido para danos parciais.

Um outro item bastante importante é a indenização integral. Ou seja, quando a seguradora irá pagar o valor completo do veículo (de acordo com a Tabela Fipe). É bastante comum naquelas situações onde os prejuízos ficam entre 75% e 100% do valor do seguro.

Quando isso acontecer, você deve preencher um formulário e apresentar toda a documentação definida pelo contrato. A companhia de seguros fará o pagamento 30 dias depois do último passo (pode ser maior, caso a empresa solicite informações complementares).

Por fim, as seguradoras oferecem Assistência 24 Horas. Este item pode ser bastante útil. Nunca sabemos quando imprevistos irão acontecer. Normalmente, este tipo de cobertura dá direito a veículo reserva, guincho e, caso precise, hospedagem.

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Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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