VW Tarok tem data para chegar; modelo deve ser concorrente da Fiat Toro

A categoria das picapes compactas-médias ainda está engatinhando. Mas a situação pode mudar. A VW Tarok pode chegar em 2025

A categoria das picapes compactas-médias ainda está engatinhando. Hoje, apenas dois modelos estão sendo vendidos. Mas a situação pode mudar nos próximos anos. A VW Tarok pode chegar nos próximos anos por aqui.

De acordo com empresa de consultoria internacional IIHS Markit, ela começará a ser fabricada no ano de 2025. Ou seja a rival da  Fiat Toro e da Renault Oroch irá demorar um pouco mais de tempo para chegar. Quem ficaria responsável pela fabricação deste modelo seria a planta da montadora alemã na Argentina.

VW Tarok

VW Tarok Concept (Foto: Divulgação/Volkswagen)

VW Tarok tem data para chegar; modelo deve ser concorrente da Fiat Toro

Este carro gera bastante expectativa na mídia especializada e nos fãs da marca. Mesmo não existindo informações mais concretas. Um dos fatores que aumentaram a curiosidade foi a aparição do seu protótipo durante o Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. No mesmo ano, esteve em Frankfurt também. O modelo pintado na cor azul foi um dos destaques do estande da marca.

A VW Tarok pode ser produzida sobre uma base conhecida. De acordo com o site especializado “Auto Segredos”, a picape será mais um veículo que usará a plataforma MQB – usada em outros veículos do grupo. Além de ser bastante próxima do SUV Taos. Hoje, ele é a principal aposta da marca na categoria dos jipes médio.

VW Amarok (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Este mesmo site ainda estipula que a nova picape poderá ser feita no mesmo lugar da Amarok. A atual picape surgiu na década passada. Os modelos dela que são vendidos por aqui estão sendo fabricadas em General Pacheco, cidade próxima a Buenos Aires.

O mesmo local que a VW Taork poderá ser feita. No caso, a picape maior da marca deixaria de ser fabricada até junho de 2025 (fim do primeiro semestre).

Leia mais: Novo VW Taos passa fazer parte dos carros por assinatura da VW

VW Tarok

VW Tarok Concept (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Outro ponto do carro que é uma verdadeira incógnita é o visual. Este modelo exibido no Salão de São Paulo estava bastante parecido com o mais recente modelo da Volks. Neste caso estamos falando dos faróis e da grade com iluminação. A expectativa é que boa parte do seu desenho realmente venha do Taos. Claro, sempre com mantendo a identidade visual em vigor na marca.

Conjunto mecânico

VW Tarok

VW Tarok Concept (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Este mistério aumenta quando falamos do conjunto mecânico da VW Tarok. A grande aposta da imprensa especializada para as versões movidas a diesel é o motor 2.0 TDI (quatro cilindros). Este propulsor é um dos usados pela Amarok. Pelo menos nela, ele pode gerar uma potência máxima de 180 cv e torque de 42,8 kgfm. O conjunto mecânico ainda ia contar com o tração integral 4Motion e câmbio automático de oito marchas.

Vale lembrar que o modelo exibido no último Salão do Automóvel de São Paulo estava equipado com o motor 1.4 TSi Flex. Ou seja, poderia fazer parte do portfólio de motores dela. Mesmo tendo querendo lançar seis modelos híbridos flex no Brasil, não dá para dizer que a nova picape estaria entre eles.

Mercado de picapes médias – compactas irá pegar fogo

Ford Maverick (Foto: Divulgação/Ford)

A VW Tarok é apenas uma das picapes compactas-médias que poderão ser vistas em terras brasileiras. Este nicho pode crescer bastante nos próximos anos. Hoje, quem lidera este mercado é a Fiat Toro. Mas a Renault Oroch também está aí e busca um espaço no coração dos brasileiros.

Um modelo que já foi confirmado foi a Ford Maverick. Quem disse isso foi Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, em entrevista a Folha de São Paulo. Seu lançamento deve ser em 2022.

Já a Chevrolet Montana ainda não tem data para ser lançada. Recentemente, ela teve seu teaser lançado pela empresa. O que se sabe é que ela será feita em São Caetano do Sul-SP.

(Com informações de Auto Mobi)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA