GM faz novo recall do Chevy Bolt, despencando as ações da LG

GM faz novo recall de todos Chevy Bol, impactando negativamente nas ações da LG Chem. O modelo deve ter vendas suspensas. Saiba mais!

O mercado automotivo está cada vez mais voltado para a eletrificação dos veículos. No entanto, mesmo com os benefícios indiscutíveis dos veículos elétricos, ainda há desafios mundiais para que os fabricantes façam a transição da combustão para os elétricos. Por exemplo, GM decidiu nos últimos dias convocar para recall todos os Chevy Bolt. Saiba o porquê!

recall

Pelo menos três proprietários do elétrico nos EUA relataram incêndio com o modelo. Foto: Dailymai / Facebook

GM convoca todos os Chevy Bolt para recall e deve interromper a venda de novas unidades

O recall da GM visa trocar as baterias do Chevy Bolt, a princípio, de forma preventiva. No caso, devido incêndios que o ocorreram com o modelo elétrico em alguns países, em especial, nos Estados Unidos.

Dessa forma, isso impacta em um gasto milionário para a GM. Mesmo que o recall seja. Por enquanto, opcional e preventivo, conforme já fora citado.

Ainda, de acordo com a GM, o registro de pelo menos nove incêndios no Chevy Bolt surgiu após dois defeitos encontrados na fabricação das baterias fornecidas pela LG Chem.

Frente a isso, vale ressaltar que a GM, por sua vez, já vem implementando precauções. Por exemplo, a limitação de software de carga máxima em 90%. Além disso, orientando os condutores a não esgotar a carga das baterias.

Casos de incêndio do Chevrolet Bolt causam preocupação nos EUA

Primeiro caso de incêndio no elétrico aconteceu na Virgínia (EUA). Foto: Reprodução

Por dentro: Informe-se sobre todos os recalls aqui no Garagem360

Ações da LG Chem despencam na bolsa

Enquanto isso, as ações da LG Chem caíram 11,1% nesta segunda-feira (23/08), de acordo com a agência Reuters. No caso, depois da GM anunciar recall de mais 73 mil carros Chevrolet Bolt, com baterias da marca.

Além disso, a montadora norte-americana afirmou que o recall cobre veículos a partir do modelo 2019. Assim, deve interromper as vendas do Bolt indefinidamente.

Já a LG Chem afirmou que está trabalhando para garantir que não haja problemas com o recall. Por exemplo, a empresa e prepara a oferta inicial de ações (IPO) de sua unidade de bateria LG Energy Solution (LGES). Isso porque perdeu mais de 6 bilhões de dólares em valor de mercado – a sua maior perda percentual em um mesmo dia desde março de 2020.

recall

Foto: Reuters

“O mercado espera que a LGES lance seu IPO em setembro. Mas, com a GM expandindo o recall, o IPO da LGES deve ser adiado em um mês ou dois. A empresa precisa refletir o custo do recall antes de finalizar os documentos do IPO”, afirmou Cho Hyun-ryul, analista da Samsung Securities, para a agência Reuters.

Vale ressaltar que a GM fez um recall inicial de 69 mil carros Bolt no último mês de julho. A ampliação do recall vem uma semana após um incêndio envolvendo um veículo elétrico da Volkswagen com bateria LGES.

Em fevereiro, o Ministério do Transporte da Coreia do Sul disse que uma investigação conjunta com a LGES e a Hyundai descobriu defeitos nas células da bateria em uma fábrica da LGES na China. A investigação está em andamento.

 

Com informações e tradução da agência Reuters

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA