Emplacamento de motos cresce 5,5% em julho, registra Fenabrave
Conforme a Fenabrave, o número total de emplacamento de motos foi de 112.586 unidades. em julho Mesmo assim, o ele ficou abaixo do esperado.
Ao contrário do mercado de carros, o setor de motocicletas teve uma pequena reação no último mês de julho. Quem mostra isso são os números de emplacamentos de motos divulgados pela Fenabrave. De acordo com o levantamento, o crescimento foi de 5,5% . Mesmo assim, o número ficou abaixo do esperado.
Emplacamento de motos cresce 5,5% em julho, registra Fenabrave
Em todo o País, 112.586 motocicletas de todas as categorias foram comercializadas. Um número bastante expressivo, visto que o mercado passa por dificuldades. Ainda mais se pensarmos que o setor vem de uma queda. Os números de junho representaram uma retração de 3,34%, com relação ao mês de maio.
Do mesmo modo, também houve um aumento de emplacamento de motos com relação ao ano passado. Cotando apenas o sétimo mês do ano, ele foi de 32,20%. Agora, pensando no acumulado, ele foi de 44,67%. O total de vendas dos sete primeiros meses deste ano foi de 620.937 unidades. Mas este número poderia ser maior. É isso que aponta o presidente da entidade, em comunicado à imprensa.
Leia mais: BMW Motorrad lança nova G 310 GS; “primeira BMW”
“O resultado de julho só não foi melhor pela falta de produtos”, comenta o presidente da entidade, Alarico Assumpção. “Mas notamos que a demanda permanece alta e o mercado continua em plena recuperação, já que as motos estão consolidadas como veículos de transporte de pessoas e cargas expressas”.
E este é o segundo ano em que as vendas são prejudicadas. Durante o primeiro semestre do ano passado, algumas marcas tiveram que paralisar a produção por conta da pandemia da Covid-19.
Além disso, a falta de semicondutores também atrapalhou. A Honda, por exemplo, teve que suspender as atividades no mês de fevereiro. O mesmo aconteceu com outras fabricantes.
Honda segue na liderança
E mais uma vez a Honda foi a lider de vendas. De acordo com a Fenabrave, 86.648 motocicletas da montadora japonesa foram vendidas em julho. Sendo que três modelos dela lideram suas respectivas categorias (ranking acumulado). Este é o caso da CG 160 (City), da Honda NXR 160 (Trail/Fun) e da Biz (scooter).
Na segunda posição, a Yamaha teve 19.025 unidades emplacadas no último mês. A MT03 é o grande destaque. Ela é a líder na categoria Naked/Roadster. já a YZR R3 é mais querida entre as motos Sport.
Shineray, BMW e Kawasaki fecham o top 5 das vendas de julho.
Veja abaixo o números de motos emplacadas por categoria:
- City: 44.905 unidades
- Custom: 698 unidades
- Trail/Fun: 22.451 unidades
- Maxtrail: 1.677 unidades
- Naked/Roadster: 2.478 unidades
- Scooter/Cub: 39.229 unidades
- Sport: 583 unidades
- Touring: 95 unidades
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.