Volkswagen considera 1º semestre de 2021 positivo; veja dados

A Volkswagen anunciou que teve um forte crescimento em seu lucro e nas entregas durante o primeiro semestre. Veja os detalhes!

Com a pandemia da Covid-19, várias empresas tiveram grandes prejuízos em todo o mundo. No mercado automotivo, não foi diferente. Porém, cerca de um ano e meio depois, algumas montadoras estão comemorando o fato de suas vendas estarem subindo novamente. A Volkswagen, por exemplo, anunciou um forte crescimento em seu lucro e entregas durante o primeiro semestre.

Os dados foram divulgados na última sexta-feira (30). Ao todo, 2.703.200 veículos foram entregues em todos os países que ela está presente. Isso significa um aumento de 22.9% com relação ao balanço dos seis primeiros meses de 2020. Na época, foram 2.198.000 de unidades.

Volkswagen

Foto: Divulgação/Volkswagen

Volkswagen fecha 1º semestre no positivo. Veja os  dados da empresa

O mercado da China foi aquele que mais teve veículos entregues. Por lá, 1.331.990 carros foram comercializados. O que representa um aumento de 14,1% com relação ao ano anterior. Na segunda posição vem os países da Europa Central (207.700). Já a América do Norte vem logo em seguida (289.900 unidades). O maior aumento ocorreu no Oriente Médio/África.

Volkswagen

Foto: Divulgação/Volkswagen

Além disso, a Volkswagen comemora seu bom momento, financeiramente falando. Todas as vendas geraram junto uma renda de € 40,7 bilhões. Se colocarmos lado a lado os números dos mesmo período de 2020, isso representa crescimento de 42% na receita. A marca diz que isso é graças a um aumento na vendas. Em todos os cinco continentes, o aumento percentual do número de veículos comercializados foi de 36,9%.

Leia mais: Volkswagen Taigo 2022 , o “Nivus europeu”, é lançado oficialmente

Os lucros melhoraram em € 3,3 bilhões. Isso quer dizer eles tiveram um lucro de 1,8 bilhão nos primeiros seis meses deste ano. Já no ano passado, a VW teve um prejuízo de 1,5 bilhão entre janeiro e junho. O retorno operacional foi de 4,4%.

Foto: Divulgação/Volkswagen

“Conseguimos reduzir ainda mais nossa relação de custo fixo. Nossa rígida disciplina de custos, o bom progresso que tivemos na implementação do nosso realinhamento estratégico na América do Norte e do Sul, a gestão dos mercados orientada para resultados e o crescimento significativo do volume estão impulsionando nossos números financeiros”, diz o CFO da Volkswagen, Alexander Seitz.

Por fim, o fluxo de caixa operacional teve um crescimento de € 0,8 bilhão. Segundo Seitz, é que em 2023, a marca possa atingir o objetivo de ter um fluxo de caixa líquido operacional entre € 1 bilhão e € 2 bilhões.

Confiança em alta

Volkswagen

Foto: Pixabay.com

De acordo com a montadora alemã, os números acima foram possível por causa da equipe responsável pela gestão de crise. Sem falar de uma disciplina de custos mais forte e rígida. A execução da estratégia “ACCELERATE” também teve uma contribuição importante.

Além da pandemia da Covid-19, outra crise que afetou não só a Volkswagen, mas como todas as marcas foi a falta de semicondutores. No Brasil. por exemplo, suas fábricas tiveram que suspender a produção de veículos.

Mesmo assim, Seitz se mantém confiante: “Embora haja sinais de que os gargalos no fornecimento de semicondutores estão começando a amenizar, esperamos um terceiro trimestre muito desafiador do ponto de vista do fornecimento. Contudo, estamos confirmando nossas perspectivas para o ano como um todo”, diz o CFO da VW.

“Prevemos um aumento significativo em relação ao ano passado nas entregas e na receita de vendas em 2021. W ainda pretendemos divulgar um retorno operacional sobre as vendas com objetivo entre 3% e 4%. Estamos mantendo para nossa meta margem de 6% até 2023 e pretendemos posicionar a marca para lucratividade sustentável”, compleata Seilz

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA