Carros olímpicos: 5 séries especiais inspiradas nos jogos

Sim, os carros olímpicos existem. Evidentemente que não são carros que disputaram alguma modalidade esportiva. Veja as séries especiais.

Sim, os carros olímpicos existem. Evidentemente que não são carros que disputaram alguma modalidade esportiva presente nas olímpiadas, mas modelos que ganharam séries especiais que prestavam homenagem aos jogos. Relembre cinco delas a seguir.

Carros olímpicos: as séries especiais

1- VW Voyage Los Angeles 1984

carros olímpicos

VW Voyage Los Angeles |Foto: Divulgação/VW

Em 1984, a cidade americana de Los Angeles receberam as Olímpiadas daquele ano. No Brasil, a Volkswagen utilizava o sedã do Gol para receber uma série especial em homenagem aos jogos.

O VW Voyage Los Angeles teve cerca de 3 mil unidades produzidas, sendo todas na cor exclusiva Azul Enseada. Os para-choques ganhavam pintura na cor da carroceria, e havia também os faróis auxiliares feitos pela Cibié.

Para completar o visual, a Volkswagen adicionou faixas pretas nas laterais, rodas de liga leve de 13 polegadas e bancos Recaro no interior.

2- Chevrolet Monza Barcelona 1992

Carros Olímpicos

Chevrolet Monza Barcelona |Foto: Reprodução/Pinterest

Oito anos depois do VW Voyage Los Angeles, um outro sedã recebeu uma versão especial em homenagem aos jogos olímpicos. Dessa vez, porém, foi um modelo feito pela Chevrolet.

O Monza Barcelona fazia referência aos jogos disputados na cidade espanhola – ou catalã. Baseado no modelo SL, que era o mais simples do carro naquele ano, ele podia ser comprado com o motor 1.8 ou 2.0, de 99 cv e 110 cv, respectivamente.

Assim como o Voyage, o sedã da Chevrolet só foi vendido em uma cor, a Prata-Argenta. Na lateral, as faixas nas cores da bandeira da Espanha, bem como a inscrição “Barcelona”, caracterizavam o carro. Completava o visual as rodas de liga leve de 14 polegadas.

3- Volkswagen Gol e Parati Atlanta 1996

VW Gol Atlanta |Foto: Reprodução/Pinterest

Novamente a Volkswagen fez uma série especial para as Olímpiadas. Dessa vez, em vez de um, foram logo dois modelos: Gol e Parati Atlanta, que poderiam ser comprados com os motores 1.6 ou 1.8.

No entanto, dessa vez a caracterização foi discreta. Os carros ganharam adesivos alusivos à serie na tampa traseira e nas laterais, retrovisores pintados na cor da carroceria, vidros verdes e para-brisa degradê.

Leia também: Saveiro Rock in Rio, Gol Copa, Oggi CSS: relembre algumas séries especiais vendidas no Brasil

Os faróis de dupla parábola e o volante eram emprestados do Gol GTI. Por dentro, os carros contavam com revestimento exclusivo nos bancos e forrações de porta.

4- Volkswagen Polo Série Ouro 2004

VW Polo Série Ouro |Foto: Divulgação/VW

Em 2000, a Volkswagen lançou novamente uma edição especial do Gol, a Série Ouro. Porém, como ele já apareceu nos jogos de Atlanta, avancemos oito anos na história e vamos para os jogos de 2004.

Outra vez a Volkswagen lançou um modelo Série Ouro, mas agora foi a vez do Polo receber a versão. O hatch vinha com motor 1.6 de 101 cv, e ganhava alguns itens diferenciados no exterior, como rodas de liga leve de 15 polegadas, lanternas traseiras com piscas em branco e aerofólio traseiro.

5- Nissan March Rio 2016, o último dos carros olímpicos

Carros olímpicos

Nissan March Rio 2016 |Foto: Divulgação/Nissan

Empolgada com os jogos no Rio de Janeiro, e patrocinadora do evento, a Nissan fez questão de preparar uma edição exclusiva do hatch.

Limitada a 1.000 unidades, o March Rio 2016 foi o último representante dos carros olímpicos no Brasil, já que nenhum modelo alusivo aos jogos de Tóquio foi lançado.

Ele tinha detalhes em laranja no exterior e a numeração do exemplar ficava na dianteira do carro. Baseado na versão SL, a mais completa do modelo na época, ele tinha uma boa lista de equipamentos, como central multimídia, direção elétrica, ar-condicionado digital e câmera de ré.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA