VW Atlas Cross ganha motor de Golf para virar um SUV esportivo
O VW Atlas Cross vendido nos Estados Unidos ganhou uma bela preparação para se tornar um SUV esportivo. Veja toda a preparação.
O VW Atlas Cross vendido nos Estados Unidos ganhou uma bela preparação para se tornar um SUV esportivo. Só que por enquanto essa modificação deve ficar apenas no papel, já que o utilitário é apenas um conceito e sem previsão de se tornar um modelo de produção. De qualquer forma, trata-se de um projeto interessante e que poderia entrar na gama da marca.
VW Atlas Cross ‘tunado’
Chamado de Atlas Cross GT Concept, o SUV ganhou uma boa modificação. O responsável pelas mudanças é o preparador Jamie Orr. Sua ideia foi mostrar o quanto um SUV pode ser modificado.
E bem, parece que Jamie tinha razão. Primeiro que ele pegou emprestado o motor 2.0 TSI turbo do VW Golf R, junto com a turbina IS38 e um radiador extra. O resultado foi um conjunto mecânico que rende mais de 300 cv.
O propulsor é acoplado ao câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas. Já a tração é a integral 4Motion – como a utilizada pela picape Amarok no Brasil.
Outro ponto que passou por profundas modificações é o sistema de suspensão do VW Atlas Cross. Ele foi fortemente rebaixado, deixando a carroceria mais próxima ao solo. O detalhe é que as molas são pintadas na cor do carro.
Leia também: Volkswagen lança ferramenta que pode ajudar o meio ambiente
As rodas de 22 polegadas são exclusivas do conceito. Elas calçam os pneus Yokohama Advan Sport com medidas 285/35 R22.
Interior exclusivo
Não foi apenas o exterior do VW Atlas que passou por profundas mudanças. Por dentro ele recebeu um interior modificado de acordo com a proposta do SUV esportivo.
Os bancos foram modificados e o utilitário passou a ter apenas quatro lugares, mas todos individuais. Cada um deles é assinado pela Recaro, que é uma das marcas referências em bancos esportivos.
E há detalhes em azul por toda a cabine, para combinar com o visual externo. A manopla de câmbio ganhou uma manopla que remete à primeira geração do Golf GTI, com um visual que lembra uma bolinha de golfe. Porém, em vez do logotipo da marca, ele conta com a assinatura do preparador responsável pelo projeto.
No fim, por mais que seja um exercício funcional de design, o VW Atlas Cross GT Concept bem que poderia ganhar um espaço na linha de produção da marca. Certamente os entusiastas americanos olhariam com bons olhos para o carro.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.