Toyota Camry 2021: tudo sobre o sedã premium japonês

O Toyota Camry 2021, que está em sua oitava geração, vem equipado com um motor de 310 cv e um pacote de equipamentos premium.

Na faixa dos R$ 300 mil reais, é bastante comum encontrar as mais diversas versões dos sedãs alemães. Porém, existe alguns veículos acabam passando bastante despercebidos pelo público e também podem ser uma opção de compra. Um deles é o Toyota Camry 2021. O veículo, que está em sua oitava geração, vem equipado com um motor de 310 cv e um pacote de equipamentos premium.

Toyota Camry 2021

Atualmente, o irmão maior do Corolla está sendo vendido apenas na configuração XLE e tem preços a partir de R$ 318.690. E do mesmo modo que o carro mais vendido da montadora, ele também tem como seu principal rival um Honda. Mas no caso do Camry, o Accord é quem possui praticamente as mesmas dimensões. Porém, se olharmos na tabela de preços, dá para perceber que o Toyota está um pouco mais caro.

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

Quando as importações foram liberadas, em 1990, o Camry foi um dos veículos importados pela fabricante do Japão, de onde ele é importado até hoje. Naquela época, ele estava na terceira geração. Em 2017, a Toyota apresentou o modelo mais recente. Desde então ele não passou por nenhuma alteração.

O sedã é um dos veículos que é construído sobre a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA). Mas neste caso, é a mesma variante que o Lexus ES e o Toyota RAV4 usam.

Sua dianteira lembra bem a atual geração do Corolla. A grade possui um desenho em formato trapezoidal. Os faróis bi-LED e as luzes condução diurna chamam bastante a atenção, principalmente durante a noite. Já suas lanternas de LED possuem um desenho bastante parecido com seu primo Lexus ES.

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O Toyota Camry é um sedã de porte grande. Suas dimensões são:

  • Comprimento: 4.885 mm
  • Largura: 1.840 mm
  • Altura: 1.455 mm

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

Já seu entre-eixos de 2.825 mm garante um espaço interno muito bom e que mantem os ocupantes confortáveis. Aliás, pelo preço cobrado, seu interior cumpre todas as expectativas. O acabamento possui detalhes em cromado (e prateado) e revestimento em Tiger Eye Stone. Já os bancos possuem partes revestidos em couro.

Motorização

Mas não é só de sofisticação que vive o Toyota Camry. Ele traz sob o capô um propulsor V6 3.5 L Dual VVT-i 24v DOHC. Ele pode gerar uma potência máxima de 310 cv a 6.600 rpm e torque de 37,7 kgfm a 4.700 rpm. Com ele, o carro pode atingir a velocidade máxima de 225 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em sete segundos. O conjunto mecânico ainda traz o câmbio automático sequencial de oito velocidades.

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

A marca destaca o uso do ciclo Atkinson, o que possibilita o Toyota Camry ser um carro econômico. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 8,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

Equipamentos de série

Vendo pelo lado do pacote oferecido de série, o Toyota Camry consegue ser um bom concorrente na categoria dos sedãs premium. Além das peças de primeira linha usadas no acabamento interno, o veículo apresenta bons sistemas de segurança e tecnologia.

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

Para proteger seus ocupantes, por exemplo, o carro vem com sete airbags. Sem falar do controle eletrônico de tração e do controle de estabilidade. Agora, ao entrar no veículo, você encontrará duas telas. Ao centro do painel, está central multimídia de 8 poelgadas. Enquanto isso, atrás do volante, está a tela de sete polegadas do computador de bordo.

Por fim, o carro ainda oferece ar-condicionado digital (Three Zone), bancos dianteiros com regulagem elétrica, Cruise Control, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, Start and Stop Button, câmera de ré, Bluetooth, Sistema Smart Entry, volante multifuncional, faróis de neblina em LED, controle de assistência de arranque em subida, sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), volante de três raios, vidros e travas elétricas.

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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