5 dicas para comprar uma moto usada sem erros
Comprar uma moto usada: confira 5 dicas valiosas para não ter dores de cabeça, apósa negociação. Não perca todos os detalhes.
Para evitar dores de cabeça posteriores, na hora de comprar uma moto usada, confira 5 dicas para não errar na escolha.
Dicas para comprar uma moto usada
Comprar uma motocicleta usada é uma tarefa que exige muito mais cuidados do que adquirir um veículo 0 km. Mas, para você comprar uma moto de 2 ª mão sem erros confira 5 dicas que não devem ser desprezadas. Assim, você faz a transação com segurança e evita transtornos e até prejuízos.
1 – Levante as informações sobre a loja
É comum as pessoas procurem motos usadas em lojas independentes. Caso seja a sua opção, é fundamental que se levante informações sobre o estabelecimento.
Por exemplo, informe-se sobre o CNPJ do local e pesquise em órgãos como Receita Federal e PROCON. Isso porque o local deve estar com o funcionamento regularizado e não ter reclamações não solucionadas em órgãos de proteção ao consumidor. Caso contrário, você corre sérios riscos de vir a ter problemas.
2 – Confira o estado do veículo, antes de comprar uma moto
De preferência, antes de comprar uma moto usada, confira o seu estado. Se puder, leve um mecânico de sua confiança para averiguar.
Por exemplo, além da aparência, vale checar as condições do kit de transmissão (cora, corrente, pinhão), a parte elétrica e os pneus. Também, atenção a quilometragem rodada.
3 – Test-drive
Peça para fazer um test-drive, a fim de se certificar da estabilidade da motocicleta. Além disso, se você está satisfeito com a dirigibilidade.
Além disso, quando a moto estiver em funcionamento, confira se existem ruídos estranhos no motor, odor de óleo queimado e vazamentos nas juntas. Nestes casos, é recomendável procurar outra moto.
4 – Documentações para comprar moto usada
Não feche negócio sem consultar e exigir alguns documentos, como:
- Número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), assim, você pode pesquisar junto ao Detran se há débitos, dívidas ou alienação.
- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
- Seguro obrigatório (DPVAT).
- Certificado de registro e licenciamento do veículo.
- CNVR (Cadastro de veículos roubados).
- Termo de garantia da revenda ou da loja.
- Laudo técnico de inspeção.
Além disso, jamais compre uma moto usada sem receber a nota fiscal. Também, não aceite documentos rasurados.
Leia também: dicas para comprar a primeira moto
5 – Consultar preços, antes de comprar uma moto usada
Por fim, faça uma consulta de preços em lojas, na internet e Tabela Fipe. Leve em conta todos os detalhes da moto, a fim de não acabar pagando mais. Além disso, desconfie de preços que estejam muito abaixo dos praticados, certo?
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.