Nova lei de trânsito permite furar o sinal vermelho? Entenda a questão

Nova lei de trânsito. Afinal, passa a ser permitido furar o sinal vermelho? Entenda a questão, aqui no Garagem360. Esclareça-se.

Desde meados de 2021 entraram em vigor algumas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre elas, a nova lei de trânsito que permite furar o sinal vermelho – que ainda vem gerando dúvidas. Saiba mais sobre a questão.

nova lei de trânsito

Nova lei de trânsito e sinal vermelho em conversão. Entenda! Foto: Vitrin

Nova lei de trânsito e o sinal vermelho

As novas medidas em relação ao do CTB foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro. E, de acordo com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, as alterações visam deixar a legislação menos burocrática e mais rigorosa.

No entanto, na prática, parece que algumas mudanças podem “relaxar” a segurança no transito. Em especial, a conversão livre à direita mesmo quando o sinal está vermelho. Dessa forma, o motorista pode simplesmente “ignorar” o sinal fechado, quando for virar à direita em alguns cruzamentos.

A medida existe já em outros países, como por exemplo, no Canadá e em alguns estados dos Estados Unidos. Ainda assim, furar o sinal vermelho em momentos de conversão à direita gera dúvidas. Além disso, pode resultar em problemas.

Motoristas devem se atentar à nova lei de trânsito sobre “furar sinal vermelho”. Foto: Shutterstock

Pode passar no vermelho?

Algumas das dúvidas são: “Conversão livre à direita pode ser feita em todos os cruzamentos?”

De acordo com o CTB, não. Ou seja, a norma é válida, apenas, em cruzamentos que tiverem uma placa com a indicação da manobra. No entanto, tal sinalização ainda não existe no Brasil.

“É possível que o órgão de trânsito instale placas de indicação do tipo educativas, com a informação ‘conversão à direita liberada no semáforo vermelho’ “, diz um comunicado do Detran SP.

Portanto, a tal conversão livre não pode ser realizada em todos os cruzamentos. Dessa forma, é fundamental que o motorista sempre se certifique da sinalização, assim que for fazer a manobra.

nova lei de trânsito

“Se houver pedestres para atravessar a via, pode fazer a conversão?”

Veja também: a importância da direção defensiva

Outra questão é: “E se houver pedestres para atravessar a via, pode fazer a conversão?”

Não. A preferência sempre é do pedestre em cruzamentos de ruas continuas. Assim, a ação pode ser perigosa muito perigosa em vias o movimentadas.

“Muitas vezes, as faixas de pedestres estão localizadas antes das interseções. Será que as pessoas serão vistas a tempo pelo motorista que deseja realizar a conversão?”, questiona a mestre em transportes pela Universidade de Brasília, Giovana Claude, para o site G1.

“Pontos como esses precisam ser levados em consideração ao escolher qual cruzamento terá a indicação”, finaliza a especialista. Assim, antes de fazer a conversão, não basta conferir a sinalização. O motorista precisa, também, se atentar se há s pedestres atravessando a pista adjacente.

Giovana fala, para o G1, que caso a regra seja, realmente, respeitada, é possível até que a nova medida contribua com melhor fluxo do trânsito.

Nova lei de trânsito: Detran SP se posiciona

Entretanto, para o Detran SP, deve levar um bom tempo para que todos se acostumem com essa nova legislação. E que o risco de atropelamentos diminua.

Além disso, vale ressaltar que o motorista que fizer a conversão no sinal vermelho sem sinalização pode receber multa de cerca de R$ 239,47 por infração gravíssima. Ainda, pode provocar colisões contra outros veículos e causar acidentes envolvendo vítimas.

Atualizado em 27/02/2022

Com informações do G1

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA