Peugeot 308 SW 2022 mostra que as peruas seguem em alta; conheça

A Peugeot anunciou ançamento da nova 308 SW 2022. Baseada na segunda geração do hatch médio, ela chega para somar a gama da marca.

Ao contrário do que acontece por aqui, o mercado automotivo europeu ainda possui espaço para as peruas (Station-Wagon, carrinhas e etc.). A novidade mais recente vem diretamente da França. A Peugeot anunciou na última semana o lançamento da nova 308 SW 2022. Baseada na terceira geração do hatch médio, ela chega para aumentar a gama da marca. Ah, e o carro possui uma versão híbrida.

Peugeot 308 SW 2022 mostra que as peruas seguem em alta; conheça

Este lançamento ocorre praticamente no mesmo momento do lançamento do modelo dois volumes. O 308 SW 2022 foi projetado sobre a plataforma PSA EMP2, que também foi utilizada pelo modelo anterior. Apenas os dois tipos de carrocerias serão oferecidas na linha.

Apesar de estar sendo apresentado agora, o veículo francês só começará a ser vendido no próximo ano. A categoria ainda segue em alta por lá. Atualmente, ele concorre diretamente com o Fiat Tipo SW, o Skoda Octavia Combi e o Toyota Corolla Touring Sport.

Foto: Divulgação/Peugeot

Para esta nova geração, a Peugeot deixou o veículo maior e com um visual bastante chamativo. Suas linhas ganharam um ar mais moderno e que fazem lembrar uma SW esportiva. Na dianteira, mais mudanças. Do mesmo modo que no 308 hatch, os faróis dianteiros, por exemplo, possuem agora duas barras de LED na vertical, que a marca chama de “dentes de sabre”. Outra mudança importante está presente na grade frontal, que foi totalmente redesenhada.

Foto: Divulgação/Peugeot

O novo logotipo da fabricante está presente atrás e na frente. Com a chegada da nova geração, o 308 SW passou a medir:

  • Comprimento: 4.636 mm
  • Largura: 1.852 mm
  • Altura: 1.442 mm

Leia mais: Novo Peugeot 3008 é lançado; confira as mudanças no visual

Interior

Seu interior também foi bastante reformulado, mas ainda segue o conceito i-Cockpit. Agora, o painel traz o sistema multimídia Peugeot i-Connect. Em uma tela touchscreen de 10 polegadas, os ocupantes podem emparelhar seus smartphones por meio do Android Auto e do Apple CarPlay.

Foto: Divulgação/Peugeot

Dependendo da versão escolhida, é possível encontrar ainda a câmera de ré (180 graus), controle de cruzeiro adaptativo, teto solar panorâmico, função Stop and Go, assistente de mudança de faixa, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e entre outros itens.

Pensando no conforto na hora de viajar, ele oferece um porta-malas de 608 litros (548 litros no modelo híbrido).

Motorização

Na Europa, o novo Peugeot 308 SW 2022 será ofertado em três opções de combustível diferentes. Para quem optar pelas configurações movidas a gasolina, elas estarão disponíveis com o motor tricilíndrico 1.2l PureTech de 110 cv ou 130 cv.

Enquanto isso, os modelos a diesel chegarão com o motor BlueHdi 1.5l de quatro cilindros. Ele pode gerar uma potência de 130 cv. Independentemente do motor, há sempre duas opções de transmissão: manual de seis marchas ou automática de oito.

Sistema Plug-In Hybrid

Foto: Divulgação/Peugeot

Por fim, das principais novidades do modelo são as versões Plug-In Hybrid. Os interessados poderão escolher entre duas opções de sistemas híbridos: o primeiro é o Hybrid 180, que vem com um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e um elétrico de 81 kW. Enquanto isso, o Hybrid 225 é formado pelo motor PureTech de 180 cv (132 kW) e o propulsor elétrico de 81kW. A transmissão sempre será a automática de oito velocidades e-EAT8.

De acordo com a Peugeot, a bateria que alimenta o motor elétrico tem capacidade de 12,4 kWh. No modo elétrico, o veículo pode rodar até 60 km (ciclo WLTP). Ainda segundo a marca, ela pode ser recarregada em até (estimativa):

  • Tomada doméstica (8A): 7h05 (usando um carregador de 3,7 kW)
  • Wallbox: 1h55 (usando um carregador de 7,4 kW)

 

 

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA