Você conhece todos os sinais do carro? Veja como identificar problemas
Sinais do carro que indicam problemas pela frente e que costumam ser ignorados. Conheça "recados" que o seu automóvel pode lhe dar.
“Quem avisa amigo é” – já diz o antigo dito popular. Assim, você conhece todos os sinais do carro, que são emitidos e que podem indicar problemas pela frente?
Pois saiba que muitas situações problemáticas com os veículos não ocorrem de uma hora para outra. Ou seja, o carro dá pistas de que algo não vai bem.
Assim, para evitar ser pego de surpresa, veja como identificar alguns problemas pelos quais o veículo vem passando, que até motoristas mais experientes podem ignorar ou até desconhecer.
5 sinais do carro
Zumbido exagerado ao virar a chave de ignição
É comum que, ao virarmos a chave do carro na ignição, escutemos certos zumbidos. Afinal, a bomba de combustível começa a funcionar. Por outro lado, não se trata de um bom sinal quando esses ruídos parecem mais altos ou, então, permaneçam por minutos seguidos.
Nestes casos, conforme o mentor de pesquisa e inovação da SAE Brasil, Erwin Franieck, o motor da bomba tem altas chances de estar comprometido. Ou mesmo pode indicar filtros entupidos.
Não espere até que você não consiga mais dar a partida. Assim, procure uma oficina de confiança.
Acelera, mas não vai
Outro problema que não pode ser deixado para resolver depois é quando o automóvel começa a perder a potência. Ou seja, você acelera, mas a velocidade não é plenamente desenvolvida.
Muitos podem achar que o carro está ficando velho e, com isso, ignoram o fato.
De acordo com Franieck, quando um automóvel começa perder a potência, os motivos podem ser diversos. Além disso, a situação pode ocorrer, também, em carros novos.
Os principais motivos para o “acelera, mas não vai” são problemas no sistema ignição. Assim, com velas ou cabos em estados inadequados fazem com que os cilindros do motor acabe perdendo o desempenho.
Dessa forma, os componentes necessitam de troca o quanto antes. Isso para evitar que o auto não comece a “engasgar” e o problema e os custos sejam ainda maiores.
Luz da bateria que acende com frequência
Não é normal que a luz da bateria acenda no painel a todo o momento. Para o mentor de pesquisas da SAE Brasil, este é um sinal que muitos motoristas ignoram.
Por exemplo, quando isto acontece o problema pode ir desde defeitos elétricos simples até risco de curtos-circuitos.
Assim, não se deve perder tempo e uma oficina mecânica de confiança deve ser acionada, a fim de diagnosticar o fato e solucionar.
Barulhos de metal são sinais do carro…
Mais um sinal que não pode ser ignorado! Em especial, barulhos de metal emitidos quando o carro circula por superfícies irregulares.
O motivo, em geral, são problemas na suspensão, que costuma estar com seus componentes mal ajustados. E, se a questão não for reparada a tempo, pode ocorrer de a barra de estabilização ou a bandeja da suspensão se desprender e, assim, causar acidentes.
Aproveite e confira também: como cuidar do câmbio automático do carro
Sinais do carro: ruídos agudos ao ligar o veículo
Outro sinal que muitos motoristas costumam achar normal. No entanto, ruídos agudos diferentes podem indicar problemas na correia de acessórios ou de comando de válvulas.
Para Franieck, estes ruídos indicam, que há peças rodando em falso. Porem, pode se tratar de um problema ainda mais grave…
No caso, no comando de válvulas, que podem até se romper. Com isso, o gasto para consertar não costuma ser baixo.
Evite e leve o carro em um estabelecimento de confiança aos primeiros sinais estranhos de ruídos.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.