Podcast relembra a história do carro elétrico brasileiro

Podcast conta a história do carro elétrico brasileiro que foi feito nos anos 1970. Relembre esse episódio e saiba como ouvir o programa.

De acordo com pesquisas mais recentes, como da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), a venda de veículos elétricos no Brasil bateu recorde no mês maio. Porém, já existiu um carro elétrico brasileiro. E ele foi feito nos anos 1970 pela Gurgel, quando ainda se falava pouco em carros elétricos no mundo.

Quem relembra essa história é o podcast Muito Além de Rodas e Motores. O programa produziu um episódio contando a história dos carros elétricos no Brasil, desde os anos de 1970.

Podcasts sobre história dos carros elétricos

Supermini versão 1992. (Foto: Clube do Gurgel)

Carro elétrico brasileiro no podcast

Nos episódios há, por exemplo, registros de 49 anos atrás. No caso, quando o engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel inaugurou sua fábrica na cidade de Rio Claro (SP). Assim, dando início ao seu sonho de fazer um automóvel 100% nacional.

 

Podcasts sobre história dos carros elétricos

Foto: Gurgel

Você pode se interessar também por: GM ampliará investimentos para elétricos até 2025

A Gurgel chegou a projetar nos anos 1970 o Itaipu E400, que foi o carro elétrico brasileiro. Porém, o projeto não foi adiante e a marca se dedicou aos modelos a gasolina, como o Xef, o X12 e o BR-800.

Entretanto, a gestão do ex-presidente Fernando Collor de Melo causou um duro golpe na Gurgel nos anos 1990, quando ele isentou de IPI todos os carros com motor abaixo de 1.000 cm³. Assim, motivando as fábricas maiores a lançarem opções maiores, e mais confortáveis.

A marca até tentou sobreviver com o lançamento do Supermini em 1992, que era uma evolução do BR-800. No entanto, a Gurgel não resistiu e fechou as portas em 1994.

Podcasts sobre história dos carros elétricos

Supermini. (Foto: Divulgação / Gurgel)

Pouco investimento em carros elétricos

Mas, ao voltarmos ao presente, onde os veículos elétricos são a “bola da vez”, os híbridos dominam amplamente o mercado desse novo segmento no país. De acordo com o jornalista Luiz Carlos Secco, que comanda o podcast Muito Alél de rodas e motores, dos 3.102 eletrificados comercializados no mês de maio, 3.016 foram híbridos. Os 100% elétricos registraram apenas 86 unidades.

Assim, o jornalista acredita que a curva de crescimento deverá ser mantida com base na história da indústria nacional. Além disso, Luiz explica que, atualmente, a aquisição de veículos elétricos é feita, praticamente, apenas por empresas e pessoas com recursos.

Podcasts sobre história dos carros elétricos

Itaipu Elétrico. (Foto: Reprodução / Gurgel)

Isso porque o preço dos elétricos são mais altos no Brasil. Ao contrário do que acontece, por exemplo, em países como da União Europeia, Estados Unidos, Chile, Colômbia e outros.

“Temos certeza de que, se estivesse vivo, o engenheiro Gurgel estaria muito feliz e realizado em ver que, apesar de demorar 5 décadas, sua visão e sonho mais do que realidade se transformaram na nova forma de a indústria automobilística mundial atuar. Assim, reduzindo emissões, preservando o meio ambiente e garantindo maior bem-estar para a sociedade”, declarou Luiz em sua nota.

Clique aqui para ter acesso ao podcast que conta a trajetória do carro elétrico brasileiro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA