Toyota Corolla GR-Sport 2022: preço, consumo e equipamentos do sedã
Com o objetivo de trazer um ar mais esportivo para o sedã, a Toyota anunciou no começo do ano o lançamento do Toyota Corolla GR-Sport 2022.
Com o objetivo de trazer um ar mais esportivo para seu principal modelo, a Toyota anunciou no começo do ano o lançamento do Corolla GR-Sport 2022. Dentre todas as configurações com motor a combustão, ela a mais cara e traz um motor 2.0L de 177 cv. Além dos apliques esportivos, ele oferece outras exclusividades.
Toyota Corolla GR-Sport 2022
Custando a partir de R$ 151.990, o veículo foi produzido em uma parceria inédita das engenharias da Toyota do Brasil e da Argentina. Ele é o primeiro veículo nacional da marca que traz a assinatura da grife Toyota Gazoo Racing, linha esportiva da montadora japonesa. Em outros países, ela possui uma certa reputação por participar de eventos ligados ao automobilismo.
E o Corolla não é o único que recebeu traços dela. Outros mercados oferecem algumas opções bastante interessantes, como o GR Yaris, por exemplo. O GR 86 (baseado no cupê GT 86) e o GR Supra são outros exemplos.
Apesar de custar um pouco a mais, o Corolla GR-Sport 2022 é baseado na versão intermediária XEi. Na sua dianteira, o conjunto ótico traz faróis de LED com acendimento automático. Sem falar nas luzes de condução diurna e faróis de neblina em LED. Há também detalhes exclusivos, como os para-choques dianteiros um pouco modificados. Na traseira e nas laterais, é possível perceber mais itens que o diferenciam dos outros modelos, como o spoiler exclusivos Toyota Gazoo Racing. As rodas de liga leve de 17 polegadas contam com um desenho exclusivo para a versão.
Agora, o veículo mostra que é possível misturar esportividade e sofisticação. Seu acabamento interno traz detalhes na cor preta e partes revestidas de couro e ultrasuede, com costuras em vermelho. Os bancos e os tapetes trazem o logo da linha. Enquanto isso, o painel de instrumentos analógico tem dois indicadores e tela de TFT de 4,2 polegadas.
Conjunto mecânico
Sob o capô, ele traz o mesmo 2.0 Dual VVT-iE 16v DOHC Flex dos outros modelos. Ele pode gerar uma potência máxima de 177 cv a 6.600 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4,400 rpm. A transmissão segue sendo a Direct Shift CVT sequencial de dez velocidades.
Com este conjunto, ele atingir a velocidade máxima de 205 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.
De acordo com a montadora, a GAZOO Racing instalou fez algumas melhoras na suspensão. Foram instalados defletores aerodinâmicos, novos amortecedores (e molas), e um braço estrutural ligado ao chassi.
Equipamentos de série
Mesmo tendo como base o modelo XEi, o Toyota Corolla GR-Sport 2022 apresenta alguns itens de série diferentes dele. O pacote Toyota Safety Sense, por exemplo, oferece mais segurança aos ocupantes da cabine. Ele é formado pelo Sistema de Pré-Colisão Frontal, Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida, controle de cruzeiro adaptativo e faróis altos automáticos.
Além disso, o carro ainda vem de série com central multimídia de oito polegadas, câmera de ré, banco do motorista com regulagem para seis ajustes, chave presencial (Smart Entry), controle de velocidade de cruzeiro, espelho retrovisor interno com antiofuscamento, direção eletroassistida, seis airbags, câmera de ré, faróis com acendimento automático, controle eletrõnico de estabilidade, controle eletrônico de tração, sistema de assistência ao arranque em subida, sistema Smart Entry, Start Button/Push Start, chave com comando de abertura e travamento de portas,vpolegadas, direção eletroassistida progressiva, volante com controles de áudio e entre outros
Outros atributos
O Toyota Corolla GR-Sport 2022 ainda pode oferecer um bom espaço interno para todos. Seus 2.700 mm de entre-eixos garantem isso. Já o porta-malas tem capacidade para 470 litros.
Por fim, ele é um carro bem econômico. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, em trechos de estrada, ele pode rodar 13,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol).
Ficha técnica Toyota Corolla GR-Sport 2022 | |
---|---|
Motor | 2.0 Dual VVT-iE 16v DOHC Flex |
Potência/Torque | 177 cv a 6.600 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4,400 rpm |
Transmissão | Automática do tipo CVT de 10 marchas |
Suspensão | McPherson (dianteira) e Multilink (traseira) |
Consumo | 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade / 13,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol) em rodovias |
Roda e Pneus | rodas de liga leve de 17 polegadas |
Freios | A disco nas quatro rodas com ABS e EBD |
Peso | 1.405 kg |
Dimensão | 4,30 m (comprimento) x 1,78 m (largura) x 1,45 m (altura); entre-eixos de 2,70 m |
Capacidade | Porta-malas com 470 litros |
Preço | R$ 151.990 |
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.