Mais de 5 vezes que público LGBTQIA+ foi representado por marcas automotiva
LGBTQIA+: 5 vezes que este público foi representado por marcas automotiva. Conheça as ações voltadas a celebração da diversidade.
Em comemoração ao mês LGBTQIA+ (junho), celebrado em todo o mundo, algumas das principais montadoras investem em ações sobre o tema. O objetivo é celebrar a diversidade, além de fidelizar o público LGBTQIA+ e contribuir contra qualquer tipo de discriminação.
No entanto, representar o público LGBTQIA+ é algo que não vem de agora… Confira as vezes em que este público foi representado por marcas automotivas.
Subaru foi a pioneira em ações para o público LGBTQIA+
Por exemplo, a japonesa Subaru foi uma das pioneiras em ações voltadas ao público LGBTQIA+. De acordo com a empresa, nos anos 1990, a marca descobriu que seus carros agradavam este público. Assim, investiu em ações específicas e aumentou as vendas, que estavam em queda.
Mas, como a Subaru chegou a essa conclusão? Conforme Tim Bennett, então diretor de publicidade na época, boa parte de mulheres entrevistadas na ocasião contaram ser lésbicas. Além disso, que possuíam modelos Subaru ou desejavam ter um.
E, conforme estas mulheres entrevistadas, os carros Subaru proporcionavam mais facilidade para praticar atividades ao ar livre. Os modelos, segundo elas, tinham amplo espaço interno. Em especial, a perua Legacy. Assim, permitia levar equipamentos, sem necessitarem de um modelo muito grande ou chamativo.
“Completamente confortável com sua orientação”, era algumas das mensagens das campanhas da Subaru para o público LGBTQIA+. E as ações tiveram boa aceitação pelo público-alvo e geral.
Assim, a tenista profissional Martina Navratilova foi contratada para estrelar uma campanha publicitária do Subaru Forester, em 1999. Além disso, foram convocados outros atletas assumidamente gays, que não costumavam ser chamados para fazer publicidade de produtos.
Atualmente, a Subaru continua investindo neste público. Por exemplo, novos modelos, como a perua aventureira Outback e o SUV Forester, reforça a linha da Subaru para quem procurava um carro aventureiro, sem enormes dimensões.
Renault: comercial com personagens reais LGBTQIA+ no lançamento do novo Clio (2019)
Já a Renault, em 2019, por exemplo, gerou repercussão na internet. A montadora investiu em um comercial de lançamento da nova geração do Clio. Na telinha, a história de um casal lésbico, com a presença do hatch em suas vidas.
No entanto, a marca já havia a prestigiado o público LGBTQIA+. Em 2003, por exemplo, um vídeo do lançamento da nova versão Clio abordou o tema.
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BMW: série 8 especial para Parada LGBT de NY
Indo para 2019, a BMW inovou na WorldPride de Nova York. Naquele ano, então, a montadora produziu uma série especial para celebrar o mês da causa LGBTQIA+.
O designer e ativista Jonathon Adler foi escolhido para customizar um M850i conversível. A série especial para as comemorações do mês LGBTQIA+ foi exibido durante o desfile. Por exemplo, o modelo recebeu adesivos nas cores do arco-íris.
Volkswagen celebra mês LGBTQIA+ com funcionários
Enquanto isso, a Volkswagen celebra o mês da diversidade deste ano com uma campanha interna. Mais de 120 funcionários da montadora, que fazem parte do público LGBTQIA+, contam suas histórias de vida na internet.
Os participantes da campanha trabalham para várias marcas e empresas do Grupo VW no Brasil, Argentina, Alemanha, Reino Unido, Áustria. Além da Polônia, Espanha, EUA e Canadá. A campanha é um projeto de vídeo e foto, em que os empregados falam sobre suas experiências no ambiente profissional.
“Ao dar a esses colegas uma plataforma, suas histórias se tornam tangíveis e pessoais. Isso gera proximidade e solidariedade. Também, entre pessoas que antes não pensavam na diversidade”, fala da rede LGBTIQ da Volkswagen “We drive proud”, Rafael Nasemann.
Da América do Sul, 16 funcionários da VW participam da ação. No caso, brasileiros e argentinos.
“Queremos que todos na Volkswagen possam ser quem realmente são. Estou convencido de que a honestidade, o prazer, a satisfação e a criatividade não só promovem o bom desempenho”, analisa Klaus Zellmer, que é membro do Conselho de Vendas, Marketing e Pós-venda da Volkswagen.
FCA US e FIAT Brand lideraram a “Motor City Pride Parade” 2021
Enquanto isso, neste ano, as marcas levaram ao desfile da semana (08 e 09/06) as cores do arco-íris LGBTQIA+ em seu carros. O evento recebe o nome de “Motor City Pride Parade” e é um dos maiores do mundo.
Por exemplo, um Fiat 124 Spider 2019 surgiu especialmente embrulhado nas cores da bandeira. Um Fiat 124 Spider 2019 e um novo Fiat 500X 2019 foram, também, decorados com as cores do arco-íris.
“Motor City Pride é uma forma importante para a FCA US celebrar nossa cultura de trabalho diversificada e inclusiva”, pontuou a chefe de recursos humanos FCA – América do Norte, Alisa Nagle.
“Estamos especialmente orgulhosos de nossos grupos de recursos de negócios. Continuamos a liderar o envolvimento da empresa em programas comunitários de importância vital, como o Motor City Pride”, comemorou Alisa.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.