Volvo XC90 Momentum 2021: tudo sobre o SUV híbrido grande

Custando R$ 449.950, o Volvo XC90 Momentum 2021 é a porta de entrada do SUV, que ainda possui mais duas versões. Veja os detalhes do híbrido.

Normalmente, o mercado de SUVs premium dividido entre os pequenos, os médios e os grandes. A Volvo possui um representante em cada nicho e todos possuem um sistema híbrido. O Volvo XC90 Momentum 2021 possui um sistema Plug-in Hybrid, foi um dos primeiros a trazer a nova identidade da marca sueca e é um dos mais caros também.

Volvo XC90 Momentum 2021: tudo sobre o SUV híbrido grande

Custando a partir de R$ 449.950, o modelo é a porta de entrada do veículo, que ainda possui as versões R-Design e Inscription. Nesta faixa de preço, ele concorre diretamente com outros gigantes como o Audi Q7, a Mercedes-Benz GLC e o Jaguar F-Pace.

Volvo XC90 Momentum 2021 (Foto: Divulgação/Volvo Cars)

Apresentada ao mundo em 2014, a segunda geração do Volvo XC90 estreou alguns detalhes design que influenciou no design da maioria dos carros que a montadora lançou nos anos seguintes, principalmente os SUVs.

Um bom exemplo disso é a grade frontal e os faróis Full LED com nivelamento automático (no estilo “Martelo de Thor”). Já a traseira é bastante parecida com o seu irmão menor XC60. Outra boa facilidade do veículo é o sistema hands-free, que abre o porta-malas com apenas um toque.

Volvo XC90 Momentum 2021 (Foto: Divulgação/Volvo Cars)

Além disso, o carro com um porte mais parrudo. Ele mede 4.950 mm de comprimento, 1.923 mm de largura e 1.776 mm de altura. O entre-eixos de 2.984 mm garante um espaço interno bastante generosos. Aliás, ele possui a vantagem de levar sete ocupantes na cabine. E eles vão bem confortáveis por conta do ar-condicionado digital de quatro zonas e bancos revestidos em couro.

Sistema híbrido

Para tornar o Volvo XC90 Momentum 2021 mais forte e eficiente, a montadora instalou o propulsor a combustão T8 (2.0l 16v quatro cilindros), que pode gerar uma potência máxima de 320 cv a 5.700 rpm e 40,8 kgfm de torque máximo. Atuando em conjunto com o motor elétrico, todo o sistema híbrido gera uma potência combinada de 407 cv e torque combinado de 65,3 kgfm.

Volvo XC90 Momentum 2021 (Foto: Divulgação/Volvo Cars)

Com ele, o veículo pode atingir a velocidade máxima de 230 km/h e acelerar até 100 km/h em 5,6 segundos.

Considerando o seu tamanho, o XC90 Recharge é bem econômico. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 15,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. Ainda assim, por ser um veículo Plug-in Hybrid, ele pode andar por 44 km. Sua bateria pode ser recarregada usando o cabo de recarga Tipo 2 oferecido de série.

Equipamentos de série

Mesmo sendo a versão de entrada, o Volvo XC90 Momentum 2021 já possui um pacote de equipamentos de série com um nível altíssimo. Além de ter um acabamento interno com peças revestidas em Iron One Aluminium.

Pensando no conforto, o carro vem de fábrica com:

  • assentos dianteiros com regulagem elétrica (e memória),
  • assentos dianteiros com suporte para lombar,
  • ar-condicionado digital quatro zonas,
  • alarme,
  • sistema keyless,
  • fechamento privativo,
  • controle de cruzeiro adaptativo,
  • câmera de ré,
  • sensores de estacionamento dianteiros e traseiro,
  • sensor de chuva,
  • assistente de partidas em subidas,
  • Pilot Assist,
  • Sistema Start Stop,
  • Iluminação interna,
  • Rodas de alumínio 20″ (pneus 275/45 R20).

Volvo XC90 Momentum 2021 (Foto: Divulgação/Volvo Cars)

Do mesmo modo, o carro é bastante tecnológico. Ao adentrar o veículo, você dá de cara com a central multimídia com tela de nove polegadas touchscreem. Sem falar do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.

Por fim, a fabricante sueca é reconhecida por fazer os carros mais seguros do mundo. Dentre os itens disponíveis no XC90 Momentum, destacam-se: alerta de colisão frontal, sistema de mudança de faixa, alerta de ponto cego, cinco airbags, e o sistema inteligente de informação (IDIS).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA