Jeep Compass Sport 2022: tudo sobre a versão mais em conta do SUV

Com preços a partir de R$ 139.990, o Jeep Compass Sport 2022 é o mais barato da linha e dependendo do ponto de vista, ele concorre tanto com os SUVs compactos, quanto com os médios

Para se manter no topo da categoria dos SUVs médios, o Jeep Compass passou por uma boa reestilização neste ano. E elas trouxeram alterações visuais e mecânicas para o jipe intermediário da montadora norte-americana. E para você que deseja adentrar este mundo, a versão de entrada é a Sport. Ele custa mais que o Renegade, mas tem um espaço interno e porta-malas maiores.

Jeep Compass Sport 202

Com preços a partir de R$ 139.990, o Jeep Compass Sport 2022 é o mais barato da linha. Dependendo do ponto de vista, ele concorre tanto com os SUVs compactos, quanto com os médios. E não precisamos ir muito longe para chegar à esta conclusão. Dentro da própria montadora, por exemplo, o Renegade Limited está custando R$ 129.490.

Aliás, a relação dos dois é comparável à relação entre a Fiat Strada e a Fiat Toro. Elas podem concorrer entre si e ainda são os modelos mais vendidos de suas fabricantes. De acordo com dados da Fenabrave, quem levou a vantagem no último mês foi o irmão menor (1.531 unidades do Renegade contra 961 unidades do Compass).

Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep do Brasil

Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep do Brasil

No geral, você encontrará o DNA aventureiro em ambos. Porém, o amplo espaço interno (distância entre-eixos de 2.636 mm) do Compass Sport mostra que o upgrade pode valer a pena. Sem falar que a capacidade do bagageiro é consideravelmente maior (410 litros).

As mudanças realizadas no veículo fabricado em Goiana-PE trouxeram um pouco mais de modernidade para ele. Na versão Sport já é possível perceber o novo desenho da dianteira e os faróis de LED ao centro, assim como os faróis neblina próximo ao para-choque.

Equipamentos de série

Pensando na lista de equipamentos, o Jeep Compass Sport 2022 já oferece um pacote bastante simples (comparado com outras versões). Mesmo assim, você não ficará tão decepcionado, visto que ele já possui alguns itens interessantes. A central multimídia, por exemplo, possui uma tela de oito polegada touchscreem e sistemas para espelhamento de celulares (Android Auto e Apple CarPlay). Sem falar nos seis airbags.

Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

O carro ainda oferece freios ABS com EBD, volante com ajuste de altura (e profundidade), alarme, banco do motorista com regulagem de altura, chave de presença com telecomando (sistema Keyless), controle de tração, controle de estabilidade, câmera de ré, direção elétrica, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED, Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de 17”, ar-condicionado DualZone, freio de estacionamento eletrônico, sensor de estacionamento, sensores de chuva e crepuscular, volante com acabamento em couro, quadro de instrumentos de 3,5”,  três entradas USB e entre outros.

Enquanto isso, os bancos de couro são um dos opcionais disponíveis. O mesmo acontece com o protetor de cárter, protetor para barro dianteiro e traseiro; e o badge exclusivo. Eles fazem parte do pack Protection (R$ 950 a mais).

Motorização

Outra mudança importante foi no conjunto mecânico. O Jeep Compass Sport é o modelo mais barato que adotou o  novo 1.3 Turbo 270 Flex. Ele pode produzir 185 cv de potência máxima a 3.750 rpm. Já seu torque máximo é de 270 Nm a 1.750 rpm. Sua transmissão é a automática de seis velocidades. Seu desempenho melhorou após a substituição. Agora, ele atinge a velocidade máxima de 206,5 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos.

Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

Além disso, outros componentes foram adicionados para o Estamos falando do modo condução Sport, da terceira geração do sistema eletro-hidráulico MultiAir e do Jeep Traction Control+.

Por fim, seus números de consumo estão na média da categoria. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer: 10,5 (gasolina) e 7,4 km/l (etanol) no perímetro urbano; 12,1 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol) em trechos de estrada.

 

 

 

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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