Fiat Grand Siena ou Renault Logan? Qual sedã entrega o melhor conteúdo?
O Fiat Grand Siena 1.4 e o Renault Logan 1.0 podem ser boas opções de carros que custam até R$ 70 mil. Qual sedã entrega o melhor conteúdo?
Fiat Grand Siena e Renault Logan já são dois veículos que são bastante conhecidos pelos brasileiros. Os dois três volumes compactos são boas opções para quem busca algo que oferece um bom espaço no bagageiro, além de um preço de manuntenção baixíssimo. Porém, os carros que vivem momentos diferentes. Qual sedã entrega o melhor conteúdo?
Para quem procura um carro por até R$ 70 mil, o Grand Siena 1.4 e o Renault Logan Life 1.0 podem ser boas opções.
Fiat Grand Siena ou Renault Logan? Qual sedã entrega o melhor conteúdo?
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), os dois ainda possuem um bom volume de vendas. No mês de abril, o francês terminou na frente, mas sua vantagem em relação ao italiano não é tão grande assim. Entretanto, os dois ainda estão muito atrás dos sedãs mais comercializados.
O Grande Siena, por exemplo, foi lançado em 2012 e nunca passou por uma atualização no visual. Sua versão top de linha é a Attractive e custa a partir de R$ 62.590.
Ele usa o motor Fire 1.4 EVO 8v Flex, que pode gerar 88 cv (etanol) a 5.750 rpm e torque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm. Sua velocidade máxima pode chegar até 175 km/h e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos. Sua transmissão também é a manual de cinco velocidades.
Enquanto isso, o Renault Logan 2022 está em sua segunda geração e vive a expectativa de ganhar a uma nova versão em breve. Aqui veremos um pouco sobre a configuração de entrada Life 1.0, que tem preços a partir R$ 68.390. Vale lembrar que o veículo passou por um pequeno aumento nos preços recentemente.
Debaixo do capô está o motor 1.0 12v SCe Flex. Sua potência máxima é de 82 cv (etanol) a 6.300 rpm. Segundo dados da marca francesa, ele acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 (etanol). Sua velocidade máxima é de 164 km/h (etanol). Sua transmissão é a manual de cinco marchas.
Consumo
Um dos principais problemas atualmente é o preço do combustível. Porém, os dois carros apresentados aqui não sofrem tanto. Eles conseguem consumir muito pouco e isso os tornam uma boa opção para quem quer economizar ou trabalha com transporte por aplicativo.
Neste quesito, o Logan leva a melhor. Segundo dados do Inmetro, ele pode rodar 13,2 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol) no perímetro urbano. Já nas estradas, ele é capaz de fazer 14,1 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol).
Mesmo ficando atrás, o Grand Siena também é bastante econômico: 11,1 km/l (gasolina) e 7,7 km/l em trechos urbanos; 13,5 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol) na estrada.
Outros atributos
Alguns pontos positivos favorecem este tipo de carroceria. Dentre eles, podemos citar o bom espaço interno para os passageiros e a capacidade do bagageiro ideal. Pensando nos dois quesitos, os dois automóveis se dão bem.
O Grand Siena tem o maior espaço no porta-malas (520 litros contra 510 litros). Por outro lado, o Logan vence na distância entre-eixos (2.635 mm contra 2.511 mm).
Agora, pensando nos equipamentos de série, os dois até que oferecem bons pacotes de equipamentos de série. A versão top de linha do Fiat oferece airbag duplo, alertas de limite de velocidade, direção hidráulica, controle eletrônico da aceleração, sistema follow me home, freios ABS com EBD e Lane Change, bancos com assento anti-submaring, bancos dianteiros reclináveis, computador de bordo, porta luvas, relógio digital, vidros e travas elétricas; e volante EAS (Energy Abosrbing System) e entre outros.
Enqunato isso, o Renault oferece um conjunto essencial. Os principais itens são: 4 airbags, ar condicionado, bancos traseiros rebatíveis, cinto de segurança dianteiros com regulagem de altura, freios ABS, luz de LED diurna, sistema CAR- travamento automático a 6km/h retrovisores manuais, direção eletro-hidráulica e travas elétricas.
Conclusão
Assim sendo, Renault Logan e Fiat Grand Siena não são parecidos apenas no número de unidades comercializadas. Nesta faixa de preço especificamente, os dois oferecem bons argumentos para o público. O francês tem um projeto um pouco recente, é espaçoso e tem um consumo melhor. Porém, o último reajuste de preços deixou suas versões mais bem equipadas acima dos R$ 70 mil.
Nesse caso, o italiano leva a melhor aqui. Ele oferece um conteúdo de série mais interessante, motor ligeiramente mais potente e tem um porta-malas maior, apesar de ser o mesmo desde o lançamento
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.